2024 foi um ano bastante complicado para o Corinthians, em se tratando de campeonato estadual e Brasileirão.
Com um início de temporada bastante complicado, o alvinegro precisou de duas trocas de técnicos e algumas contratações para conseguir entrar nos eixos.
Desempenho no returno do Brasileirão surpreende
O início do campeonato nacional foi desastroso para o alvinegro. Sofrendo para simplesmente balançar as redes adversárias, a primeira vitória veio apenas na 4ª rodada, contra o Fluminense na Neo Química Arena.
Em uma sequência preocupante de empates e derrotas, o Corinthians chegou à 19ª rodada com 19 pontos – Ramón Díaz estreou 2 rodadas antes, com uma vitória por 2×1 contra o Criciúma.
A chegada de reforços, a melhora no futebol apresentado e os avanços nas Copas passaram a animar a torcida e aumentar a confiança dos atletas. Contudo ainda havia mais uma preocupação no Brasileirão: o time vinha jogando bem, e mesmo assim não conseguia uma boa sequência de resultados.
Até que, entre erros e acertos, Ramón Díaz conseguiu dar maior consistência à equipe, que virou a chave no campeonato nacional e engatou uma série de vitórias.
Na 27ª rodada, o alvinegro jogou bem melhor que o Internacional, entretanto cedeu o empate nos acréscimos. Houve um aumento na preocupação pois os 3 pontos não vinham. E então veio a goleada por 5×2 em cima do Athletico/PR, com direito a um golaço de falta Memphis.
Isso reacendeu o fogo do elenco e da Fiel, que embalou o time para vencer o Palmeiras por 2×0. Em seguida vieram um 2×1 sobre o Vitória, 2×1 sobre o Cruzeiro, e agora um 3×1 sobre o Vasco da Gama.
Em apenas 7 jogos, o Corinthians somou os mesmos 19 pontos que acumulou no primeiro turno do campeonato, e se firmou como um concorrente a uma vaga para a pré-Libertadores de 2025. Com 47 pontos, o time comandado por Ramón Díaz está na 9ª colocação junto com Bahia e Cruzeiro (entretanto os mineiros jogam na próxima quarta-feira contra o Grêmio, então podem chegar a 50 pontos em caso de vitória).
Se o Botafogo vencer a Libertadores, os primeiros oito colocados do Brasileirão vão ao maior torneio continental da América do Sul. Caso o Atlético/MG vença, aí o Timão precisará buscar o 7º lugar.
Faltam apenas três partidas para o Timão: Criciúma (F), Bahia (C) e Grêmio (F).