Um dos maiores ídolos da história do Corinthians, Zé Maria balançava a rede pela primeira vez no Corinthians a 49 anos atrás. O confronto em que o lateral fez seu primeiro gol pelo Timão foi no dia nove de abril de 1972, pelo Campeonato Paulista.
“Super-zé”, como é carinhosamente apelidado, já estava em sua terceira temporada pelo Timão. No confronto em questão, o Corinthians enfrentou a Portuguesa no Pacaembu. Ele entraria como titular no jogo, dividindo espaço com nomes como Rivellino, e Vaguinho. Basílio, futuro ídolo do Timão, defendia a Portuguesa, e marcou o único gol da Lusa. Logo aos 4 minutos de jogo teve a tal da lei do ex, fazendo Zé Maria marcar contra o time que o revelou. Rivellino, Vaguinho e Nelson Lopes também marcaram, e o confrontou terminou em 4×1 para o clube alvinegro.
José Maria Rodrigues Alves, nasceu em Botucatu em 18 de maio de 1949. Nasceu também para o Corinthians. O lateral é até hoje um dos maiores laterais do Corinthians, além de ser um dos principais ídolos da Fiel. Era conhecido por sua raça, vontade, força física, aliado a velocidade e muita técnica. Aposentou-se em 1983.
Pelo Timão, Super-Zé tem 598 partidas, e 17 gols. Conquistou quatro títulos com o Time do Povo, sendo eles quatro Paulistas. O fim da fila, em 1977, diante da Ponte, além de 1979. E em 1982 e 1983, ambos contra o São Paulo.
LEIA TAMBÉM: Quem são e como estão os adversários do Corinthians na Sul-americana?