Neo Química arena

Neo Química Arena

Neo Química Arena – Conheça tudo sobre o estádio.

Casa do Povo, Itaquerão ou Neo Química Arena, quando se fala em um desses 3 nomes já nos vem à cabeça o grandioso estádio do Corinthians. A Arena teve sua ideia concebida em 2010 e sua construção terminou em 2014, sendo também confirmada como umas das sedes da Copa do Mundo de 2014.

A construção da Neo Química Arena

Neo química Arena

A casa corinthiana foi construída em formato retangular com o objetivo de aproximar o torcedor do jogo e dos jogadores e proporcionar um ambiente mais complicado para o adversário. A arena tem 4 setores, Norte, Sul, Leste e Oeste,com arquibancadas laterais e um enorme painel de led na ala Leste.

O estádio do Timão tem uma área construída de 189 mil metros quadrados e com 17.500 metros cúbicos de concreto.

O setor Norte foi destinado para a torcida organizada do Corinthians, nesse setor as cadeiras foram retiradas, essa ideia foi inspirada no estádio do Borussia Dortmund, o Signal Iduna Park, onde sua torcida organizada, a Muralha Amarela, faz uma grande festa e empurra o time de uma forma mágica.

A arena conta com diversos bares e restaurantes, alguns de redes famosas de fast food e outras mais diferentes que atraem a atenção do público, como o Bar do Zeca Pagodinho, que foi aberto em 17 de Janeiro de 2023 na ala Oeste.

O início das obras

As obras do Itaquerão começaram em 30 de Maio de 2011 com a terraplanagem e a sua previsão de entrega final era Dezembro de 2013. No início de Outubro de 2012 mais de 50% das obras já estavam concluídas. Em Abril de 2013 o telão foi testado no período noturno e em Junho, o gramado do campo foi plantado, já em Setembro as primeiras cadeiras foram sendo colocadas nas arquibancadas leste.

Em 15 de Abril de 2014, a arena foi entregue ao Corinthians, embora ainda não estivesse totalmente pronta. Como seria o estádio de abertura da Copa do Mundo de 2014, o estado de São Paulo arcou e construiu uma arquibancada com mais 20 mil lugares que logo depois seria removida definitivamente.

Capacidade do estádio

A capacidade máxima do estádio é de 49.205 pessoas, porém um fato curioso é que o recorde de público em um jogo é de 63.267, partida que aconteceu na Copa do Mundo de 2014, onde uma arquibancada especial de 20 mil lugares foi construída especialmente para o evento, o jogo em questão foi disputado por Argentina e Holanda, que disputaram a semifinal daquela Copa.

Dados da Neo Química Arena

Neo química arena

 

Desde 2014, quando a arena foi inaugurada, sua média de público gira em torno dos 30 mil pagantes por jogo, o time do Corinthians mantém seu torcedor na arena seja no Brasileirão, Libertadores, Copa do Brasil ou qualquer outro campeonato.

O recorde de público em um jogo do Corinthians foi batido recentemente na final da Copa do Brasil de 2022, onde o Time do Povo enfrentou o Flamengo e foram contabilizados 46.486 torcedores da Fiel Torcida empurrando o gigante paulista.

Antes desse jogo, o recorde era de 46.481 torcedores, números que foram contabilizados na final do Campeonato Paulista de 2019, jogo em que o Timão venceu o time do São Paulo por 2×1. Fechando o Top 3 de público está o Derby Paulista, onde 46.090 pessoas foram até o Itaquerão no Brasileirão de 2017, o Corinthians saiu vencedor pelo placar de 3×2.

Segundo uma pesquisa do próprio Corinthians na arena, 88% das pessoas consideram a limpeza do estádio ótima, 7,7 foi a nota média dada em relação ao acesso do estádio e 8,6 foi a nota média em relação a experiência do torcedor na Casa do Povo.

Títulos conquistados no Itaquerão

Desde da sua estreia em 2014, em um jogo entre Corinthians e Figueirense, o Timão teve muitas alegrias dentro de sua casa, ao todo já são 5 títulos conquistados desde a inauguração da sua arena. Títulos resolvidos em jogos de ida e volta ou em pontos corridos, não importa, o fato é que o Itaquerão e sua Fiel Torcida com certeza fizeram toda diferença para o Time do Povo erguer os troféus no fim da temporada.

O primeiro deles veio em 2015, com o título do Brasileirão daquele ano, o jogo que valia a taça foi disputado contra o Vasco em São Januário, mas a arena fez toda a diferença durante toda a campanha, 2015 entrou pra história do Corinthians com aquele Brasileirão perfeito de 81 pontos, além da entrega da taça, em um jogo na arena, em que o Timão dominou e goleou o São Paulo por 6×1.

Em 2017 o segundo título em posse da arena chegou, o Paulistão foi conquistado em casa em um jogo que acabou 1×1 entre Corinthians e Ponte Preta, o primeiro jogo da decisão tinha acabado em 3×0 para o Timão.

Naquele mesmo ano os corinthianos iriam conquistar mais um título histórico, o Brasileirão de 2017 foi mágico, o Timão passou pelo primeiro turno de forma invicta e manteve um ótimo futebol no segundo turno, conquistando a taça em uma vitória contra o Fluminense, em casa, por 3×1.

Em 2018, o Time do Povo levantou mais um troféu com a ajuda de seu estádio, o Campeonato Paulista foi decidido no Allianz Parque, em uma disputa de pênaltis, mas a campanha foi toda construída com a força da torcida na arena.

Até o presente momento, o último título do Corinthians veio em 2019, com o Tricampeonato do Paulistão, o jogo da taça terminou 2×1 em um clássico contra o São Paulo.

De quem é a Neo Química Arena?

Em Setembro de 2020, no aniversário de 110 anos do Corinthians, o presidente da época, Andrés Sanchez anunciou uma parceria entre o Timão e a Hypera Farma, um acordo de 300 milhões que envolvia o naming rights da arena, que a partir daquele momento passaria a se chamar Neo Química Arena, segundo Sanchez, todo o dinheiro da parceria seria exclusivamente usado para quitar a arena.

Com o acordo feito com Hypera Farma, o Corinthians conseguiu acertar as contas e ir negociar diretamente com a construtora Odebrecht e da Jequitibá Patrimonial, comprar suas partes e se tornar 100% dono da arena.

A dívida que gira em torno de 611 milhões será paga pelo Corinthians e uma grande parte será proveniente dos 300 milhões dos Naming Rights da Neo Química Arena. A diretoria do Timão espera pagar a dívida total em até 20 anos.