Corinthians x São Paulo – História do Clássico

Corinthians x São Paulo – Tudo sobre o clássico paulista

O confronto Corinthians x São Paulo é um clássico paulista emblemático para os torcedores, não só pela rivalidade, mas também por diversos jogos históricos, afinal, são mais de 93 anos de disputas, 350 partidas disputadas e muitos dados curiosos.

A popular alcunha de Majestoso para o clássico paulista, foi cunhada pelo pelo jornalista italiano radicado no Brasil, Tommaso Mazzoni, do jornal A Gazeta Esportiva, uma história que também é muito interessante.

Em 1930, Mazzoni assumiu o comando da redação da Gazeta Esportiva com a missão de renovação da linguagem do futebol paulista e, então, começou a criar e utilizar os termos Choque Rei, Derby Paulista, San-São e claro, o Majestoso, que sobrevive até os dias atuais.

Quem tem mais vitória entre Corinthians e São Paulo?

Corinthians e São Paulo ficam no empate em confronto pouco movimentado pelo Brasileirão 2023
Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians

É incrível pensar em quantas vezes Corinthians e São Paulo já se enfrentaram nas decisões de diversos campeonatos, desde os estaduais até torneios internacionais, como a Recopa Sul-Americana de 2013. E não para por aí, eles também já duelaram na Copa do Brasil, Copa Conmebol e Copa Libertadores. É realmente uma rivalidade histórica que sempre rende muitas emoções aos torcedores e fãs de futebol.

Observando apenas os números do clássico paulista, temos o Corinthians como maior vencedor, com a marca de 132 vitórias com 504 gols somados, contra 109 vitórias e 477 gols do São Paulo, além dos 114 empates. Ou seja, não só o número de vitórias do Timão é maior, mas os jogos empatados também superam as suas derrotas nesta rivalidade.

São Paulo e Corinthians – Histórico

Quando se trata apenas das decisões na história da rivalidade, o Corinthians já foi onze vezes campeão em torneios que tiveram o São Paulo como vice, enquanto o contrário ocorreu em oito disputas.

Clássico majestoso
 (Foto: Ricardo Moreira/Getty Images)

Já a lista das maiores goleadas conta com os seguintes números:

  1. Vitória do São Paulo – por 6×1 em 10 de setembro de 1933
  2. Vitória do Corinthians – por 6×1 em 22 de novembro de 2015
  3. Vitória do Corinthians – por 5×0 em 10 de março de 1996
  4. Vitória do Corinthians – por 5×0 em 26 de junho de 2011
  5. Vitória do São Paulo – por 5×1 em 1 de janeiro de 1946
  6. Vitória do Corinthians – por 5×1 em 16 de abril de 1947
  7. Vitória do Corinthians – por 5×1 em 3 de junho de 1962
  8. Vitória do São Paulo – por 5×1 em 8 de maio de 2005
  9. Vitória do São Paulo – por 4×0 em 15 de outubro de 1944
  10. Vitória do Corinthians – por 4×0 em 26 de agosto de 1951

Corinthians x São Paulo – Jogo do 6×1

Quando os jogos históricos são lembrados, o torcedor corintiano logo se recorda da goleada do Timão de 6 a 1 sobre o São Paulo, em 2015, no entanto, ainda que essa seja a maior do confronto, não se trata de um placar isolado.

O São Paulo também já conseguiu uma goleada de 6 a 1, mas já faz muito tempo, em 1933 para ser mais exato, em uma disputa válida pelo Campeonato Paulista e também pelo Torneio Rio-São Paulo, em uma partida disputada na Chácara da Floresta.

Porém, além do 6 a 1, não faltam grandes disputas e jogos históricos que são apontados como os maiores clássicos desta rivalidade, dentre os quais podemos destacar os seguintes:

  • O primeiro Corinthians x São Paulo, em 1930. Na época, o Corinthians era bicampeão paulista e o São Paulo era um clube recém-fundado, o resultado ocorreu no Parque São Jorge, em uma disputa válida pelo Campeonato Paulista, onde o timão venceu por 2 a 1.
  • Em outubro de 1975, o Corinthians venceu o São Paulo por 1 a 0, dando início ao tabu mais longo do clássico paulista. Esse tabu durou incríveis quatro anos e nove meses, com o Corinthians vencendo dez jogos e empatando outros quatro, totalizando quatorze partidas sem derrotas.
  • Já no Campeonato Paulista de 1982, a rivalidade entre Corinthians e São Paulo se tornou maior. Na época, o Corinthians contava com um time histórico, a Democracia Corintiana, liderado por jogadores como Sócrates, Zenon e Wladimir. Na primeira partida da final, o Corinthians venceu por 1 a 0 e na finalíssima, jogando pelo empate, empatou por 0 a 0 no primeiro tempo com o São Paulo. Mas, no segundo tempo, Biro-Biro abriu o placar e marcou o segundo gol alvinegro após o empate de Darío Pereyra. Casagrande fechou a conta em 3 a 1 e garantiu a taça para o Corinthians, impedindo o que seria o primeiro tricampeonato da história do São Paulo.

Esse último confronto listado como um dos jogos históricos mais memoráveis se destaca pois, essa final foi um divisor de águas para a rivalidade Corinthians x São Paulo, que até então era menor do que outras rivalidades no futebol paulista.

A partir de então, esses dois clubes passaram a dominar o futebol do estado, aumentando ainda mais a rivalidade e a tensão no clássico. Mas o mais importante é que essa final ficou marcada na história do futebol brasileiro e na memória dos torcedores, como uma das grandes partidas do Majestoso.

Maiores artilheiros do Corinthians contra o São Paulo

Por fim, voltamos para os números e para reverenciar aqueles que levaram as torcidas ao êxtase com gols nos confrontos entre Corinthians x São Paulo, com mais uma vantagem para os artilheiros do Timão.

O lendário corintiano Teleco lidera a lista de maiores artilheiros deste clássico, com incríveis 24 gols marcados ao longo de sua carreira. Ele é seguido pelos também corintianos Baltazar e Cláudio, estes com 17 gols cada.

Do lado do São Paulo, Serginho Chulapa é o maior artilheiro, com 15 gols marcados, que deixou sua marca como um dos maiores ídolos do clube.

Repleto de artilheiros e jogos históricos, a rivalidade que marca o clássico paulista entre Corinthians x São Paulo está longe de acabar, o que torna qualquer discussão ainda mais divertida, com a vantagem do Timão em todos os números.