Corinthians x Palmeiras - História do Clássico
Derby Paulista - Corinthians vs Palmeiras

Corinthians x Palmeiras – História do Clássico

Corinthians X Palmeiras – Rivalidade Histórica

Um dos maiores clássicos do Brasil e do mundo, uma rivalidade que ultrapassa as 4 linhas do campo e até as cores um do outro incomoda o rival, estamos falando do Dérbi paulista, um jogo que se tornou um evento pela grandeza.

Corinthians e Palmeiras – Entenda tudo sobre o confronto

Rivalidade entre Corinthians x Palmeiras

No dia 06 de Maio de 1917 um jogo marcou o que viria a se tornar um dos grandes clássicos do futebol brasileiro, foi a primeira vez que Corinthians e Palmeiras se enfrentaram, o resultado foi favorável ao clube da Barra Funda.

A rivalidade começou a crescer de fato em 1929, quando o Paulistano, clube da elite da época, se retirou dos torneios por conta de uma grave crise financeira. Até a crise e retirada do Paulistano, Corinthians e Palmeiras figuravam ao lado do clube da elite como as principais equipes do Campeonato Paulista.

Com o Paulistano fora da jogada, Corinthians e Palmeiras se isolaram como principais clubes da época, atraindo mais público e mídia para seus jogos e seus embates, assim, começando a crescer a grande rivalidade.

Um ano depois da primeira disputa entre os dois, antes de mais um clássico, enquanto jogadores do Corinthians almoçavam um osso foi atirado na janela da pensão por palmeirenses, no osso estava escrito a frase “O Corinthians é canja pro Palestra”. A partida em questão terminou com o placar de 3X3.

Os jogadores do Corinthians guardaram o osso em questão que está guardado até hoje no museu do clube, além disso, depois do jogo foi adicionada a frase “Esse osso era para a canja, mas não cozinhou por ser duro demais”. Cada vez mais a rivalidade ia se intensificando.

O começo da década de 20 foi dominado pelo Timão, vencendo os Campeonatos Paulistas de 22 e 23, batendo o grande rival em ambas finais.

Por que o Palmeiras é o maior rival do Corinthians?

corinthians x corinthians rivalidade
Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

No início dos anos 70 uma fatalidade tornou a rivalidade ainda maior, Lídio e Eduardo, ambos jogadores do Timão se envolveram em um acidente de carro e vieram a falecer, em consequência disso, o Corinthians pediu para a Federação Paulista a permissão para inscrever outros dois atletas no campeonato.

Em resposta ao Corinthians, a federação informou que permitiria a inscrição se os 14 times do torneio concordassem, 13 deles deram sinal positivo, menos um, o Palmeiras. Revoltados, os torcedores corinthianos passaram a chamar seus rivais de ‘’Porcos”.

Números de Corinthians e Palmeiras

Os números do Dérbi são bem parecidos e o duelo não tem disparidade para nenhum dos lados, até hoje os dois times se enfrentaram 376 vezes, com 133 vitórias do Palmeiras e 129 vitórias do Clube do Povo, além de 114 empates.

Em gols o time alviverde leva a melhor com 539 tentos, já o Timão balançou as redes em 493 oportunidades. O Corinthians não leva em conta os jogos da Taça Henrique Mudel, em que os jogos tinham duração de 15 minutos.

Quem ganhou mais no Paulistão e no Brasileirão?

No Paulistão o Timão tem vantagem, com 80 vitórias, 65 empates e 71 derrotas. O Corinthians no Brasileirão tem 18 vitórias e 25 derrotas, além de 23 empates. Ao todo o confronto é bem equilibrado em qualquer campeonato disputado.

Já na Libertadores, o Dérbi Paulista ocorreu em 6 oportunidades, com 3 vitórias para cada e 10 gols marcados e sofridos para cada time.

No total são 1.029 gols no clássico, uma média de 2.74 gols por partida, números que mostram que a rivalidade apresenta um futebol vistoso para quem assiste.

Últimos 5 clássicos entre Corinthians e Palmeiras

O próximo Corinthians e Palmeiras está marcado para acontecer no dia 29 de Abril de 2023 pela 3° rodada do Brasileirão no Allianz Park. O histórico recente de confrontos mostra uma uma vantagem do clube verde, com 3 vitórias, 1 empate e 1 derrota, os últimos placares foram :

Corinthians 2 X 2 Palmeiras –  Paulistão 2023 na Neo Química Arena

Corinthians 0 X 1 Palmeiras – Brasileirão 2022 na Neo Química Arena

Palmeiras 3 X 0 Corinthians – Brasileirão 2022 na Arena Barueri

Palmeiras 2 X 1 Corinthians – Paulista 2022 no Allianz Parque

Corinthians 2 X 1 Palmeiras – Brasileirão 2021 na Neo Química Arena

 

Histórico de confronto na Neo Química Arena

Neo Química Arena

O duelo acontece na Casa do Povo desde 2014, quando a Arena foi inaugurada, de lá pra cá foram 17 duelos com 7 vitórias do Timão, 5 empates e 6 derrotas. Em quesito de gols, o Corinthians marcou 19 tentos e levou 20 bolas na rede.

Se na Arena o confronto é bem equilibrado, no Allianz as coisas se mantêm parelhas, são 11 jogos, com 4 vitórias para o Timão, além de 3 empates e 5 derrotas.

Maiores artilheiros Corinthianos do Clássico

Quando se trata de gols em Dérbis, o maior pelo lado alvinegro é o atacante Luizinho Pequeno Polegar, que cravou 21 gols em 44 jogos no maior rival, logo atrás vem Cláudio com 21 gols em 51 jogos seguido de Baltazar, Teleco e Marcelinho Carioca fechando o Top 5.

Segue uma lista dos 10 maiores artilheiros corinthianos em clássicos:

  1. Cláudio- 21 gols em 44 jogos 
  2.  Baltazar- 21 gols em 51 jogos 
  3. Luizinho- 19 gols em 37 jogos 
  4. Teleco- 16 gols em 28 jogos 
  5. Marcelinho Carioca- 14 gols em 29 jogos 
  6. Neco- 12 gols em 22 jogos 
  7. Servílio- 10 gols em 36 jogos 
  8. Mirandinha- 10 gols em 13 jogos
  9. Carbone- 9 gols em 14 jogos 
  10. Sócrates- 8 gols em 18 jogos

Já no século 21, o Paraguaio Romero é o maior artilheiro do Timão em clássicos com 5 gols, Róger Guedes em grande fase e com o costume de marcar em jogos grandes desde que chegou ao Corinthians tem 4 gols e pode alcançar o paraguaio nos próximos jogos, até subir no ranking dos grandes goleadores nesse grande clássico.