Atual presidente do Corinthians compareceu ao programa Arena SBT na noite desta segunda. O mandatário foi bastante questionado sobre quais serão os rumos do clube e o que o torcedor corinthiano pode esperar.
Investimentos
Um dos únicos times a não contratar nenhum reforço para a nova temporada, o presidente foi perguntado se haveria investimento no futebol para reforçar o elenco.
“Corinthians precisa se transformar administrativamente. Segurar os investimentos. Organizar a casa e segurar os investimentos. Ano de 2021 é para segurar bastante, até por conta da pandemia e não é o momento de investimento”.
Paciência com a base
Nos próximos anos, muitos dos reforços do Corinthians deverão vir da base. Para que isso seja possível, a torcida precisa ter paciência com as crias do terrão. É normal que a maioria demore um período para se adaptar e começar a ter atuações mais consistentes.
“Nos últimos três jogos, já vimos um excesso de críticas nos meninos. ‘Não serve pra jogar no Corinthians’ depois de três jogos, o que mostra que a pressão no Corinthians é diferente de Santos e São Paulo com os meninos da base”.
Sub-23 vai continuar
Alvo de polêmica durante a gestão de Andrés Sanchez, principalmente depois de contratar um atleta de 27 anos, a equipe da categoria hoje é treinada por Danilo, o eterno ZiDanilo. Nos primeiros meses de mandato, Duilio dispensou 19 atletas do sub-23.
O presidente não só disse que a categoria continuará existindo, como foi importante para vários atletas que estão jogando na equipe principal, como Xavier, Roni, João Victor e Raul. Ele ressaltou que alguns jogadores demoram mais que outros até conseguirem despontar, e essa é uma maneira de poder tentar formar mais bons atletas.
Técnico
Com Mancini pressionado por parte da torcida e Renato Gaúcho livre no mercado, essa era uma pergunta óbvia. No entanto o mandatário disse que hoje não há nenhuma conversa com o ex-técnico do Grêmio.
Questionado pelos apresentadores se o torcedor corinthiano poderia ter certeza de que o clube iniciaria o Brasileirão com Vagner Mancini, Duilio disse que sim, mas sem transparecer muita convicção.
Contratações
Sai Cazares, entra quem? “Ninguém”. É o que disse o presidente ao responder a pergunta. Otero e Jemerson ainda não têm o futuro definido e suas permanências, ou não, dependerão de diversos fators, incluindo o rendimento em campo.
Jonathan Cafú é um jogador que foi oferecido ao Corinthians em outras oportunidades e que contava com a aprovação tanto de Tiago Nunes, quanto de Mancini.
Até o momento não existe nenhum tipo de negociação envolvendo Dentinho, nem nenhum outro atleta que possa reforçar o elenco corinthiano.
A ordem do Corinthians em 2021, ao que tudo indica, é tentar arrumar a casa o máximo possível. A diretoria atual negociou/dispensou dispensou cerca de 45 jogadores (entre base e profissional) e segue buscando destino para alguns que não serão mais aproveitados. A folha salarial, hoje, é de aproximadamente R$ 10 milhões por mês. A contratação de empresas do ramo financeiro mostram que o clube está trabalhando para reduzir as dívidas.
Provavelmente será uma temporada difícil e que exigirá muita paciência e apoio dos torcedores. Não é o que todos desejamos, mas não é possível almejar um clube melhor sem que haja um planejamento sério para a administração como um todo.
Enquanto isso, o calendário segue: Corinthians vai ao Paraguai enfrentar o River Plate Asunción, às 21h30 da próxima quinta-feira (22), em partida válida pela primeira rodada da Copa Sul-Americana.
Leia também: Sem espaço, Michel Macedo é emprestado ao Juventude