Acostumado a quebrar barreiras, muros, tabus, lutar contra preconceitos, paradigmas e levantar tantas outras bandeiras que vão em busca de uma sociedade mais justa, a camisa 1 do Corinthians para a temporada 2021 veio para representar justamente essa postura tão adotada pelo clube e pela sua torcida.
Nesse sentido, o clube que sempre abraçou milhões de torcedores, sem se importar com origem, cor, credo, orientação sexual ou classe social, tem na sua essência esse comportamento de brigar por causas que ultrapassam as linhas do gramado. Gustavo Viana, diretor de marketing da FISIA, distribuidora da Nike no Brasil, comentou sobre isso:
“O Corinthians tem o seu valor aliado com a democracia. Quebrar barreiras, lutar contra tabus, preconceitos e estereótipos está no DNA do clube e no DNA da Nike. Queremos inspirar a torcida a quebrar as suas próprias barreiras e nos ajudar a construir uma sociedade mais justa e igualitária”.
Uniforme I
A camisa 1 é predominantemente branca, com gola careca preta e mangas com detalhes em preto. O design vem após uma profunda pesquisa, aliando a vanguarda corinthiana na luta pela quebra de barreiras à rachaduras que lembram a selva de pedra que é a cidade de São Paulo. Por esse motivo os riscos pretos não são simétricos.
Além disso, na parte de trás da camisa, logo abaixo da gola, há a instrição “os donos da rua”. Dentro dos números, lemos as iniciais “SCCP”, escritas de uma maneira estilizada pelo grafiteiro Thiago Icone K. O short é preto, com números e logo da Nike em branco, e os meiões têm predominância branca, também com as iniciais do clube estilizadas.
Esse uniforme foi usado pela primeira vez no dia 16 de junho de 2021, contra o Red Bull Bragantino, em partida válida pelo Brasileirão.
Uniforme II
De acordo com José Colagrossi, Superintendente de Marketing, Comunicação e Inovação do Corinthians, o mote para a concepção da nova camisa listrada do Timão foi “reforçar a conexão corinthiana com as ruas”. “Para onde quer que você olhe na cidade, existe uma relação com o Corinthians, tanto no povo corinthiano, que é maioria absoluta”, completou.
A camisa 2 mantém a tradição do clube de ter um uniforme predominantemente preto, com listras brancas. No entanto, as listras são estilizadas para se parecerem com tinta em spray, algo tão comum pelas ruas de São Paulo.
Os demais detalhes iguais aos do uniforme 1, também contando com o trabalho de Thiago Icone K. Entretanto, a diferença está no short, que é branco e com números e símbolo da nike em preto, com meiões predominantemente pretos.
Esse uniforme foi usado pela primeira vez no dia 30 de maio, contra o Atlético – GO, em partida válida pelo Brasileirão 2021.
Campanha
Então, para retratar a “Alma Corinthiana” e a vanguarda do clube na luta para a quebra de barreiras, a Nike convidou os poetas do Slam, Kimani e Luccão, para lançar o vídeo “Vai na Alma”. Assinado pela agência Wieden+Kennedy, o clipe reforça que na loucura da selva de pedra, com seus muros e dialetos, o preto e branco é marca registrada. Quebrando muros, tabus, incluindo e resistindo, o corintiano é sinônimo de amor à camisa, é povo, é democracia. No campo do jogo e no campo da vida, o lema é: Vai Corinthians, não para de lutar.
Por fim, participaram do filme: Monica Calazans, primeira pessoa vacinada contra a COVID-19 no Brasil, Sandro Testinha, presidente da Associação Social Skate, Thiago Icone K, grafiteiro, Adipe Neto, chef de cozinha, Lucas Mazzorchi, estilista, Derek Junior da Silva Gomes, soldador, Adriana Marto, ciclista, Jaciara Tamara da Cruz Pereira, passeadora de cachorro, João, zelador e Victor Souza Ribeiro, a Drag Emilia.