O Corinthians estreia na próxima terça-feira, 5 de Abril na Copa Libertadores da América diante do Always Ready da Bolívia, às 21:30hs (Horário de Brasília).
A partida acontecerá na cidade de La paz, capital do país, há quase 3.700 metros de altitude.
A última vez que o Corinthians esteve na Bolívia para uma partida válida por alguma competição sul-americana foi em 2013 quando encarou o San José na cidade de Oruro, pela fase de grupos da Libertadores daquele ano.
A partida terminou em 1 a 1, com Paolo Guerrero marcando o gol corinthiano, e Salcedo anotando o gol dos donos da casa.
Na ocasião, a equipe treinada por Tite precisou recorrer a cilindros de oxigênio para conseguir suportar os efeitos do ar rarefeito.
Torcida do Corinthians provoca tragédia
No entanto, a partida ficou marcada por uma tragédia ainda muito lembrada nos dias atuais.
Tudo porque um sinalizador naval ,disparado por torcedores corinthianos, atingiu o menino Kevin Beltrán Espada, de apenas 14 anos, que estava na torcida do time da casa.
O menino morreu imediatamente após ser atingido pelo artefato, que teria alcançado a velocidade de 300km/h.
Após o ocorrido, o Corinthians passou a jogar com portões fechados, mas escapou de punição pior, já que o orgão máximo do futebol sul-americano, a Conmebol, chegou a considerar a possibilidade de excluir o alvinegro da competição.
Contudo, a punição não se confirmou e o Corinthians acabou eliminado nas oitavas de final para o Boca Júniors da Argentina, no jogo em que o árbitro Carlos Amarilla errou em diversos lances capitais, determinando o placar final da partida.
Nove anos depois, o Corinthians retornará ao país e terá em seu elenco alguns remanescentes daquela partida.
O goleiro Cássio, o lateral-esquerdo Fábio Santos e o meia Renato Augusto ainda fazem parte do elenco corintiano que esteve em campo naquela noite de quarta-feira no estádio Jesús Bermudez.
Por fim, o Corinthians está no grupo E desta edição da Libertadores ao lado de Boca Júniors/ARG, Deportivo Cali/COL e do próprio Always Ready.
Veja mais notícias do Timão
+ Corinthians: Risco de confrontos no domingo
+ Próximo jogo