O ano era 2012 e o Corinthians anunciava a contratação do goleiro Cássio vindo do PSV da Holanda, com poucos jogos como profissional e uma enorme desconfiança.
Afinal quem era Cássio ? Onde jogou ? fez a base onde ? ganhou o quê ?
O ilustre desconhecido chegou para ocupar o posto de terceiro goleiro do Corinthians, que na época contava com Júlio César e Danilo Fernandes como primeiro e segundo goleiros, respectivamente.
Ninguém poderia imaginar o que seria Cássio com a camisa corinthiana, mas o fato é que o Corinthians estava apresentando naquele momento, aquele que seria um dos maiores jogadores de sua história.
Após eliminação do Campeonato Paulista de 2012, com falhas de Júlio César, Cássio assumiu a meta corinthiana no Equador, diante do Emelec.
No entanto, a justificativa para a sua entrada, é que a equipe equatoriana apostava muito nas bolas aéreas e Cássio, o maior dos três goleiros acabou ficando com a vaga.
Entretanto, em passagem pelo livro que conta a história do próprio Cássio, o preparador de goleiros Mauri Lima teria dito que a titularidade do goleiro se daria pelo fato de ele não ter carregado todo fardo de eliminações anteriores do clube na Libertadores da América.
Cássio então assume a titularidade, fecha o gol e dele nunca mais sai.
E o que se conta daí por diante é história.
Os milagres de Cássio
Como a milagrosa defesa na finalização de Diego Souza, pelas quartas de final contra o Vasco da Gama no Pacaembú.
Ou as não menos milagrosas defesas na partida de ida das semifinais contra o Santos na Vila Belmiro.
Quem não se lembra, por exemplo, das defesas de Cássio contra o Chelsea, que foram determinantes para o título mundial do Corinthians no mesmo ano de 2012 ?
E tantas outras defesas em decisões por pênaltis ou partidas normais ?
Na verdade são 576 jogos pelo Corinthians, sendo 574 como titular.
Além disso, Cássio conquistou nove títulos pelo Corinthians.
A Libertadores e o Mundial de Clubes de 2012, Recopa e o Campeonato Paulista de 2013, Os Campeonatos Brasileiros e 15 e 17, além do tricampeonato estadual em 17,18 e 19.
Se Cássio é o maior ou melhor jogador da história do clube, vai da opinião pessoal de cada um.
O que não se pode é diminuir o tamanho de sua história no clube, proporcional ao tamanho de suas defesas e de sua própria estatura.
Vida longa ao gigante Cássio.
Veja mais notícias do Timão
+ Corinthians e Palmeiras poderá mudar de local
+ Próximo jogo