Nos últimos anos, o Corinthians fez muitas “contratações de oportunidade”, e essa política acabou inchando o elenco, mas sem agregar tanta qualidade.
Por conta disso, hoje há uma lista bem grande de jogadores que estão emprestados e que têm poucas chances de voltarem a atuar pelo clube.
Com o recente empréstimo de Danilo Avelar para o América/MG, o Timão somou um total de 30 jogadores que estão em outras equipes.
E, infelizmente, em alguns casos, bancando parte do salário desses atletas. O próprio Danilo Avelar é um exemplo desse tipo de caso.
Luan foi procurado antes do fechamento da janela de transferências do primeiro semestre de 2022, no entanto não houve acordo sobre como seria a divisão dos salários.
Também houve o agravante de que o jogador não deseja atuar na série B, no momento.
Confira todos os jogadores emprestados pelo alvinegro.
Empréstimos realizados em 2022
Daniel Marcos (lateral) – 20 anos, emprestado ao Cianorte até setembro. Está no clube há bastante tempo, mas nunca conseguiu se destacar.
Danilo Avelar (lateral) – 32 anos, emprestado ao América-MG até dezembro, quando termina seu vínculo com o Corinthians.
Eduardo Tanque (atacante) – 19 anos, emprestado ao Londrina até dezembro.
Igor Morais (zagueiro) – 23 anos, emprestado ao Remo até dezembro, quando termina seu vínculo com o Corinthians.
Jonathan Cafú (atacante) – 30 anos, emprestado ao Cuiabá até dezembro. Jogador veio como “oportunidade de mercado”, mas nunca conseguiu se firmar no Parque São Jorge.
Luis Mandaca (volante) – 21 anos, emprestado ao Londrina até dezembro.
Matheus Davó (atacante) – 22 anos, emprestado ao Bahia até dezembro. Vindo do Guarani sem nunca ter mostrado nada de anormal, sua contratação sempre foi bastante questionada por grande parte da torcida.
Reginaldo (lateral) – 21 anos, emprestado ao Tombense-MG até dezembro.
Rodrigo Varanda (atacante) – 19 anos, emprestado à Chapecoense até dezembro. Com diversos episódios de indisciplina e problemas extracampo, fica cada vez mais difícil vislumbrar um futuro para ele no Timão.
Thiaguinho (volante) – 25 anos, emprestado ao Botafogo-SP até dezembro. Importante em 2018, no entanto nunca mais conseguiu ganhar espaço dentro da equipe.
Yago (goleiro) – 21 anos, emprestado à Penapolense até setembro.
Emprestados há mais tempo
A lista de jogadores que foram emprestados há mais tempo é ainda maior. Muitos deles devem estar na lista para negociação já na próxima janela, pois voltam ao final do primeiro semestre de 2022.
Alan Ferreira (zagueiro) – 21 anos, emprestado ao Oeste até dezembro.
Bruno Méndez (zagueiro) – 22 anos, emprestado ao Internacional até 30 de junho. É um dos jogadores vistos com maior potencial de venda. O clube gaúcho quer comprá-lo mas não tem dinheiro e o Corinthians não deseja trocar o jogador por outro.
Caetano (zagueiro) – 22 anos, emprestado ao Goiás até dezembro.
Everaldo (atacante) – 27 anos, emprestado ao América-MG até dezembro. Contratado junto ao Fluminense, foi uma boa aposta contudo nunca conseguiu estar à altura do potencial que mostrava ter no clube carioca.
Fessin (meia) – 23 anos, emprestado à Ponte Preta até dezembro.
Heitor Casagrande (zagueiro) – 24 anos, emprestado ao Oeste até dezembro.
Janderson (atacante) – 23 anos, emprestado ao Sport até dezembro. Razoável na base, foi emprestado para ganhar mais experiência mas ainda não dá para saber se pode vir a ser um bom reforço no Corinthians.
Léo Natel (atacante) – 25 anos, emprestado ao Apoel (Chipre). Outra “oportunidade de mercado” que se mostrou um investimento bastante errado.
Outros Nomes
Léo Santos (zagueiro) – 23 anos, emprestado à Ponte Preta até dezembro. Promissor na base, nunca conseguiu mostrar um bom futebol depois que precisou operar o joelho.
Luan Vitor (lateral) – 21 anos, emprestado ao Oeste até dezembro.
Madson (meia) – 22 anos, emprestado ao Estrela Amadora-POR.
Mateus Vital (meia) – 24 anos, emprestado ao Panathinaikos (GRE) até 30 de junho. Com altos e baixos no Corinthians, pode dar um retorno financeiro razoável ao clube.
Matheus Alexandre (lateral) – 23 anos, emprestado ao Coritiba até dezembro. Contratado junto à Ponte Preta em 2019, o lateral nunca disputou nenhuma partida pelo Timão.
Matheus Jesus (volante) – 25 anos, emprestado à Ponte Preta até dezembro. Contratado após um bom Paulistão 2019 no Oeste, pouco jogou no alvinegro e teve muitos problemas extracampo pelos outros clubes que passou.
Matheus Matias (atacante) – 23 anos, emprestado à Ponte Preta até dezembro. Mais uma “oportunidade de mercado” que nunca mostrou capacidade para vestir a camisa corinthiana.
Nathan (atacante) – 22 anos, emprestado ao Racing de Ferrol-ESP até 31 de julho.
Ramiro (volante) – 28 anos, emprestado ao Al Wasl-EAU até 1 de julho. Seu vínculo termina no final de 2022, portanto é difícil esperar que ele dê algum retorno financeiro ao clube.
Reifit (atacante)- 20 anos, emprestado ao Oeste até dezembro, justamente quando acaba seu vínculo com o Corinthians.
Vitinho (meia) – 22 anos, emprestado ao Vasco até dezembro. Destaque nas seleções de base, por exemplo, e alvo até do Manchester City, é um meia que tem potencial de dar um bom retorno ao clube.
Veja mais notícias do Timão
+ Escalação: confira quem pode enfrentar o Avaí
+ Próximo jogo
Próximos passos
Ainda que o Corinthians arque com parte do salário de diversos desses jogadores, os empréstimos aliviam parte dos encargos do clube e também abrem espaço para outros atletas. Principalmente da base.
Depois de tantos anos de más administrações no futebol, fica a torcida para que tanto a atual, quanto as próximas gestões, façam menos contratações, mas que possam suprir com mais qualidade as necessidades que a equipe for apresentando.
Sabemos que nem sempre as apostas dão certo, entretanto não dá para trazer tanto jogador que não tem o nível técnico exigido para um clube do tamanho do Corinthians.