Emprestado para o Zenit, da Rússia, desde o segundo semestre do ano passado, Gustavo Mantuan não foi envolvido na negociação em troca da permanência de Yuri Alberto no Corinthians.
A princípio havia a expectativa de que o atacante fosse incluído na conversa, mas não foi o que aconteceu.
Russos tentaram envolver Gustavo Mantuan na troca
De acordo com apuração do Globo Esporte, os representantes do Zenit tentaram incluir o ex-camisa 31 nesse processo de troca. Entretanto o alvinegro não entrou num acordo.
Isso se deu pois essa eventual negociação poderia fazer com que o atacante fosse cedido por um valor menor do que o que fora combinado no momento do empréstimo.
Por conta disso, os atletas envolvidos na negociação foram Robert Renan e Du Queiroz. O zagueiro deve ir para a Rússia logo após o Sul-Americano sub-20, enquanto o volante provavelmente irá na metade de 2023. Ambos assinarão um vínculo de 5 anos.
Venda ou possível retorno
Já que não foi envolvido em nenhum tipo de negócio, Gustavo Mantuan estará livre para ser negociado com o próprio Zenit. Ou até mesmo outro clube, dependendo de como as coisas caminharem.
Caso os russos optem por exercer o direito de compra, o valor estabelecido pelo atacante é de 10 milhões de euros (cerca de R$ 58 milhões pela cotação atual). Esse valor seria referente a 80% dos direitos econômicos.
A intenção do clube é conseguir pelo menos R$ 90 milhões em vendas de atletas nesse ano de 2023, portanto ele poderia render mais da metade desse valor.
Mas caso retorne, o jogador será bastante útil para o a temporada.