Mesmo com a vitória do Corinthians por 2 a 1 sobre o Cruzeiro na estreia do Brasileirão 2023, Fernando Lázaro foi muito questionado sobre um setor de sua equipe: o meio campo.
O treinador falou individualmente sobre Cantillo, Roni e ressaltou a facilidade em inverter papéis dentro deste setor.
Fernando Lázaro e as opções de variação tática no meio do Corinthians
Fernando comentou que diferentemente do confronto do Corinthians diante do Liverpool e do Remo, hoje o time atuou com três atacantes mais agudos, necessitando muito dos lançamentos dos jogadores de meio.
“Eles (meias) jogaram mais no primeiro (contra o Liverpool) e hoje. O Giuliano tem uma leitura muito interessante de espaço, preenchimento e percepções. Estava defendendo mais pelo lado do campo, e para jogar ficou mais pelo lado esquerdo. Buscamos o equilíbrio, hoje com três atacantes agudos, mudamos a função do meio de campo. Um meio que produziria um jogo mais direto, para que essa bola chegasse nos atacantes, buscando o espaço. Ajustes que vamos fazendo, entendendo o conceito dos jogos.”
Lázaro também elogiou a boa partida de Cantillo, que entrou no início na segunda etapa, dizendo que o atleta dava uma característica importante ao time no jogo.
“O Cantillo entrou novamente muito bem no jogo. Ele é um atleta que traz a característica de posse, de qualidade, numa circulação de bola importante e acrescenta ao nosso time nesse aspecto. Estou satisfeito com o Cantillo, nas entradas dele, o que ele acrescentou ao time, o que ele potencializou na característica dele. A gente tem elogiado o atleta pelo empenho que ele tem tido. É um atleta que consegue interceptar, tem boa leitura. Então estando bem ajustado ali, normalmente com a 2 ali com uma dupla de volantes, ele cresce no aspecto defensivo.”
O comandante também se mostrou agradado com a atuação e as características de Matheus Araújo, autor de um dos gols da partida diante da equipe Celeste.
“O Matheus tem treinado bem, e é uma opção sim (para os próximos jogos). É um jogador dinâmico, que com e sem bola tem participação no jogo. Ele traz essa naturalidade par ao dia a dia. Nessa ele teve que entrar em uma circunstância pelo Giuliano. Ele tem entrado bem nos jogos, vai ganhando mais minutos. É um jogador que a gente vai entendendo cada vez mais o que o atleta pode contibuir.”
Ao ser perguntado sobre a partida e as características do volante Roni, escolhido como primeiro volante titular da equipe, Lázaro comentou sobre as boas qualidades defensivas e na saída de bola do camisa 29 alvinegro.
“Roni tem jogado boa parte dos jogos, tem sido mais frequente nessa posição do que ausente. Contra o Liverpool também estava nessa função. Defensivamente ele traz muita coisa e ofensivamente ajuda na circulação de bola, tem bom passe, inversão de jogo. Tanto no jogo contra o Uruguai e nesse a gente entendeu isso e fez esse ajuste no meio. Teve a questão dos dois volantes estarem amarelados, também pesou para a troca. Cantillo ficou mais por trás e o Fausto controlando mais, tendo mais saída. Foram essas as trocas em relação ao jogo.”
Próximo jogo do Timão
O próximo jogo do Corinthians será na Libertadores, diante do Argentinos Jrs, pela Libertadores 2023, na próxima quarta-feira (19), na Neo Química Arena.