Conheça mais sobre a história de Renato Augusto
Desde que voltou ao Timão em 2021, Renato Augusto tem sido o ponto de equilíbrio da equipe alvinegra. Se o camisa 8 joga bem, o resto do time também demonstra um bom futebol. Quando o craque do meio campo está lesionado, a equipe também decai em desempenho. Hoje vamos contar a trajetória desse craque no Corinthians.
Biografia de Renato Augusto
Renato Soares de Oliveira Augusto nasceu em 1988, no Rio de Janeiro. Foi revelado pela base do Flamengo, atuando como meio campista. Sua estreia aconteceu em 2005 justamente contra o time que, no futuro, se tornaria um grande ídolo: o Corinthians.
Em 2004, a Revista Placar citou Renato Augusto como um grande prospecto de meio campista. O craque carioca ganhou destaque em 2006, na Copa do Brasil, 1 ano depois de estrear contra o alvinegro paulista. Renato demonstrou um grande futebol nos jogos das finais e foi efetivado pelo técnico Ney Franco, além de se sagrar campeão contra o Vasco.
Vale lembrar que Renato subiu ao profissional usando só o seu primeiro nome e teve que adicionar o “Augusto” para não confundir com Renato Abreu, que era um grande craque do Flamengo na época.
Em 2007 foi peça importante para a conquista da Taça Guanabara e para o título do Campeonato Carioca, marcando nas duas finais. Depois dos títulos, o atual camisa 8 do Corinthians começou a sofrer com lesões, que afetaram seu desempenho e o fizeram cair de rendimento.
Em 2008, Renato sofreu com mais lesões e foi voltar aos campos no fim do Cariocão, conquistando o bicampeonato. Logo depois foi vendido para o futebol alemão, rumo ao Bayer Leverkusen, novo clube, nova liga e novo continente para demonstrar seu futebol.
Chegada à Alemanha
Em julho de 2008, Renato Augusto desembarcou na Alemanha, para atuar pelo Bayer Leverkusen. O valor pago pelo time da Bundesliga foi de 10 milhões de euros. Com facilidade, o meio campista logo se tornou um importante peça do time, por conta de lesões de companheiros na função de armação, foi Renato o responsável por tomar o papel de armador do time para si.
Jogando em grande parte da temporada atrás do centroavante, como um armador que detinha a posse de bola e dava ritmo ao jogo do Leverkusen, Renato mostrou futebol e logo atraiu os olhos de equipes da Premier League para si.
No começo de 2010, o Manchester City enviou uma oferta de 14 milhões de euros para contar com o futebol do brasileiro, porém, o time alemão achou o valor baixo e não abriu negociações, assim mantendo o meio campista no seu plantel.
Depois de mais duas boas temporadas, ao fim de 2012, que foi um ano repleto de lesões e pouco tempo de jogo, Renato Augusto resolveu voltar ao Brasil, visando principalmente a seleção brasileira. Mesmo com sondagens do Flamengo, o camisa 8 acertou com o clube do qual viraria um grande ídolo: o Corinthians.
Renato Augusto no Corinthians : história
Por 4,5 milhões de euros, em 2013, o craque Renato Augusto desembarcou em São Paulo. Sua estreia com o manto do Timão foi no dia 27 de Janeiro desse mesmo ano, pelo Campeonato Paulista, contra o Mirassol. Na ocasião, Renato deu uma assistência para o gol solo de Romarinho, que decretou a vitória corinthiana.
Ao longo do primeiro semestre, foi muito importante no time do técnico Tite, sagrando – se campeão do Campeonato Paulista e da Recopa Sul – Americana, ajudando o time a colocar um troféu inédito na sala de títulos do Corinthians.
O bom começo no Corinthians não durou muito, seguido de lesões musculares e uma fratura no rosto fizeram o camisa 8 perder quase todo ano parado no departamento médico. No total foram apenas 31 jogos jogados no ano, sendo titular em apenas 20 deles.
Depois de um conturbado 2013, a equipe médica do Timão fez um trabalho de avaliação especial com Renato Augusto em 2014. Com isso, o jogador bateu seu recorde de atuações em campo na carreira, alcançando 44 jogos disputados no ano.
O ano de 2015 foi especial para o maestro do meio campo mas foi diferente da primeira temporada dele no clube. Com um começo de ano conturbado, sendo eliminado da Libertadores e do Paulistão de maneira precoce, Renato e o Corinthians se acertaram e terminaram o ano com seu sexto título de Brasileirão na história.
Naquele ano, Renato Augusto foi eleito craque do Campeonato Brasileiro, recebendo assim a Bola de Ouro do Brasileirão. Outro objetivo foi cumprido quando foi convocado para a seleção brasileira e disputou todos os jogos das eliminatórias pela Amarelinha, em 2015.
Ao fim do ano, Renato Augusto foi negociado com o futebol chinês, encerrando sua primeira passagem no Timão, o futebol jogado nesse período o credenciou como mais um ídolo do Corinthians. Ao total foram 127 partidas, marcando 15 gols e distribuindo 27 assistências.
A segunda passagem pelo Corinthians
Depois de 5 temporadas na China, atuando pelo Beijing Guoan, Renato finalmente voltou ao Corinthians. Retomando sua camisa 8, o craque foi apresentado em 11 de Agosto de 2021, com um contrato assinado que valia até 31 de Dezembro de 2023.
Em 2021 Renato teve boas atuações vestindo o manto alvinegro, recebendo o prêmio de gol mais bonito do brasileirão em um jogo contra o Grêmio, que acabou em 1×1.
Em Julho de 2022, em um jogo contra o Goiás, Renato se machucou gravemente mais uma vez e ficou 2 meses afastado dos gramados. Em Agosto, o craque voltou aos campos e ajudou muito o time no resto da temporada.
Pela Copa do Brasil de 2022, Renato Augusto deu 3 assistências para gol na virada contra o Atlético Goianiense, e fez dois gols na semifinal contra o Fluminense, 1 na Neo Química Arena e 1 no Maracanã, ajudando o Poderoso Timão a chegar na final daquela edição do torneio.
O 2023 de Renato Augusto até agora, tem sido muito difícil: já são 3 lesões até o momento, que o fizeram perder uma grande parte dos jogos. Quando Renato Augusto não está em campo, o time do Corinthians certamente sente e demonstra um futebol muito abaixo do normal.
Estatísticas de Renato Augusto com a camisa do Corinthians
O camisa 8 corinthiano já soma 6 temporadas vestindo a camisa do Timão. Até agora o jogador do Corinthians tem 214 jogos, com 25 gols marcados.
Nessa segunda passagem, de 2021 até 2023, o craque tem 87 jogos de 127 possíveis pelo Timão. Ao longo desses 3 anos, a média de jogos de Renato Augusto só caiu, indo de 91% em 2021, para 69% em 2022 e até o momento só 50% em 2023.
Com a camisa do Corinthians, Renato conquistou o Paulistão 2013, a Recopa Sul – Americana de 2013 e o Brasileirão de 2015. Nesses 214 jogos foram 166 como titular, no total são 109 vitórias, 64 empates e 41 derrotas.