Nesta segunda-feira (18), o Corinthians irá conhecer seus adversários na Copa Sul-Americana 2024. A competição será o torneio continental que o clube vai disputar na temporada e vai em busca do seu primeiro título.
Sem disputar a Copa Libertadores da América, o Timão sabe da importância que a Sula terá na temporada, ainda mais com a eliminação precoce no estadual. Com uma das equipes mais ricas e com mais qualidade técnica, os comandados de António Oliveira chegam no torneio com grandes objetivos e como um dos favoritos ao título.
CORINTHIANS BUSCA TÍTULO INÉDITO DA COPA SUL-AMERICANA; VEJA OS NÚMEROS DO TIMÃO NA COMPETIÇÃO
O Timão participou do torneio em oito oportunidades, e o máximo que alcançou foi a semifinal da competição por duas vezes, a última na temporada passada. Dessa maneira, confira os números e as melhores campanhas do Corinthians na Sula.
Foto: Rodrigo Coca/Corinthians
A Copa Sul-Americana teve sua primeira edição em 2002, e no ano seguinte o Corinthians fez sua estreia , onde foi eliminado para o Atlético-MG ainda na fase preliminar do torneio.
Após alguns anos fora do torneio, o Timão voltou a jogar a Sul-Americana em 2005, e também nos dois anos seguintes, sendo eliminado nas quartas de final, oitavas e fase preliminar, respectivamente.
Depois de jogar o torneio por três anos seguidos, o Corinthians ficou por 10 anos sem participar da competição, neste período ganhando prestigio na Libertadores, tanto que conquistou a principal Glória do continente em 2012 e a Recopa em 2013. O Alvinegro voltou à Sul-Americana em 2017, quando caiu nas oitavas de final para o Racing, da Argentina, naquele ano o Timão conquistou o Campeonato Brasileiro, garantindo vaga na Libertadores da temporada seguinte.
De volta ao torneio em 2019, o Timão fez uma das suas melhores campanhas na competição, ainda no formato total de mata-mata, o Corinthians passou por Racing-ARG, Deportivo Lara-VEN, Montevideo Wanderers-URU e Fluminense, até cair na semifinal para o Independiente del Valle, do Equador. O Timão foi derrotado na Neo Química Arena por 2 x 0 no primeiro jogo, e ficou apenas no empate fora de casa em 2 x 2, sendo eliminado há um passo da decisão.
Em 2021, o Corinthians fez uma campanha vergonhosa no torneio, sendo eliminado ainda na fase de grupos da competição que já havia um novo formato. Até que na temporada passada voltou para igualar sua melhor campanha.
Eliminado na fase de grupos da Libertadores, o Timão ficou em 3º no grupo e disputou os Playoffs da Copa Sul-Americana. Priorizando a competição conforme os avanços, o Timão passou por Universitário-PER, Newell’s Old Boys-ARG e Estudiantes-ARG. Novamente na semifinal após três anos, o Corinthians foi eliminado para o Fortaleza, ficando de novo há um passo da final.
Tendo a Sul-Americana como prioridade na atual temporada, o elenco do Timão vai com tudo em busca da taça que falta na galeria do clube. No total dentro do torneio são 44 jogos com 18 vitórias, 15 empates e 11 derrotas, onde marcou 54 gols e sofreu 43.