Aviso de Cookies

Ramón Díaz diz que semifinal ainda está em aberto

Caíque Guirao

ramon-diaz-diz-que-semifinal-ainda-esta-em-aberto

Corinthians e Racing-ARG se enfrentaram na noite desta última quinta-feira (24) e acabou cedendo o empate. Apesar disso, Ramón Díaz fez questão de dizer que o Corinthians não está eliminado.

O técnico acabou sendo questionado pela maneira que o resultado aconteceu, mas defendeu as suas escolhas.

Entrada de Romero

José Martínez precisou ser substituído aos 25 minutos, mas o treinador optou por colocar Ángel Romero no lugar dele, alterando a formação tática da equipe na partida. Acontece que o jogo estava indo bem até a troca.

“Quando fizemos a alteração, estávamos um a um e íamos empatar, e eu sou um treinador que tem a caraterística de poder atacar e correr riscos. É preciso compreender isso. Vou fazê-lo aqui, vou fazê-lo amanhã, depois de amanhã, toda a minha vida. Quando vejo que a equipa precisa de médios, utilizamos os médios, mas quando precisamos de jogadores ofensivos, utilizo-os. Então eu não sei qual é a sua dúvida, a sua e provavelmente a de mais alguém, mas o Corinthians tem um técnico com caraterísticas ofensivas e eu corro os riscos, eu os assumo e se houver”.

Ramón Díaz não achava que a classificação seria definida hoje

Grande parte da torcida e da mídia certamente acreditava que uma vitória em casa seria crucial para que o Corinthians ficasse mais perto de garantir a vaga à final da Copa Sul-Americano. No entando o comandante pensa diferente.

“Eu não pensei que vocês todos pensassem que essa fase ia ser definida hoje, vocês estão enganados porque o futebol internacional é diferente, as táticas são diferentes, a agressividade é diferente, os árbitros não são brasileiros, eles são da luta permanente de um jogo e nós temos que correr. Faltam 90 minutos para jogar e está tudo em aberto, o Corinthians não está eliminado. Temos que ir a Buenos Aires e jogar em qualquer estádio, porque se queremos jogar a final temos que primeiro tentar ir lá e, apesar de jogarmos fora, o Corinthians a tem uma equipe que tem a possibilidade de poder passar”.

Chuva criou dificuldades

O técnico entende que a chuva complicou o estilo de jogo do Corinthians, mas se diz feliz pelo fato de não ir para a Argentina com uma derrota.

“A gente tinha uma caraterística de uma equipe que joga atacando e foi difícil por causa da chuva, mas eu fico feliz pela equipe em primeiro lugar porque a gente não perdeu, estamos a 90 minutos do apito final, mesmo tendo que jogar fora de casa, custe o que custar, mas para passar a gente tem que competir e o Corinthians está competindo, então eu fico muito feliz com isso”.

Mudanças e maratona de jogos

Ramón Díaz explicou como tem gerido os atletas para que o time continue competindo da melhor maneira possível em todas as frentes.

“Temos de dar confiança à equipe. Temos de lhes dar confiança, dar-lhes continuidade. Sim, se chegamos a esta fase é também porque houve alturas em que na Sul-Americana e no Brasileirão mudamos muito. Penso que para o grupo poder competir temos de o fazer, há alturas em que temos de repetir e há alturas em que, como o Bidu, o lateral que estava com o Hugo antes, se lesionou e agora vai ter de jogar porque senão não há outro lateral. Por isso, não podemos improvisar e ele tem de jogar. Se calhar já não tem, está bem, mas já não tem a dinâmica, o ritmo que tinha quando se jogava uma vez por semana. É por isso que temos de gerir bem os nossos esforços. Agora também temos um jogo importante no Brasileirão e com certeza temos que colocar em campo uma equipe renovada, competitiva, para que possamos vencer e sair da zona de rebaixamento”.

E ele reforçou que a sequência de compromissos acaba exigindo um cuidado maior com os jogadores.

“Estamos muito presentes no jogo, principalmente do meio-campo para a frente, porque estamos a criar muitas situações. Hoje também criamos algumas situações no segundo tempo para poder, além da data FIFA, estar dentro do prazo. Mas disputando as três competições que o Corinthians está disputando, seja no Brasileirão, no campeonato ou a nível internacional, temos compromissos de três em três dias, e com certeza temos que nos preparar mentalmente, fisicamente, temos que rodar alguns jogadores, porque o esforço é grande, o Corinthians está disputando todas as competições, e agora daqui a quatro dias jogamos novamente com o Cuiabá, um jogo importante, e na semana que vem temos que disputar novamente. O calendário é assim, ele é respeitado, a gente sabia que ia ser jogado assim, por isso que a gente procura treinar, treinar bem. Temos de treinar todo o grupo para que esteja em condições de competir”.