Camisas Retrôs, bustos de protagonistas, ações de patrocinadores com jogadores da época. A cada ano que passa, a Data Magna da Quebra do Tabu contra a Ponte Preta ganha força e presença no imaginário do torcedor corinthiano. Assim, hoje, em mais um 13 de Outubro, novamente a Fiel relembra um dos dias mais importantes do clube.
O gol de Basílio contra a Ponte Preta no Morumbi no 13 de Outubro de 1977, para muitos, é o gol mais importante da História do clube. E com o tempo, parece que o feito se torna mais importante. A Brahma, por exemplo, acaba de criar o Termo Zé Maria, jogador ícone da raça desta geração. O Termo consiste em premiar a torcida quando o torcedor entender que o time atuou com raça numa votação popular. Além disso, Basílio ficou perto de ganhar um Busto no Parque São Jorge, perdendo a eleição para Ronaldo Fenômeno na Sócios.com, empresa de criptomoeda.
Veja mais notícias do Timão:
+ Corinthians e marca de cerveja irão premiar o torcedor
+ Próximo jogo
Já o tema do mês do Timão Box, plano de assinatura de uma caixa com itens do clube foi justamente, a Quebra do Tabu de 1977, num livro escrito por Celso Unzelte. Vale lembrar que Basílio não ganhou busto, mas em 2017 virou estátua de cera no Tour Casa do Povo da Neo Química Arena, enquanto Wladimir foi imortalizado nas alamedas do clube. O próximo será, Zé Maria, homenageado pela Brahma.
Os torcedores mais jovens
A nova geração também ajuda a fortalecer o peso do jogo. No mesmo Tour Casa do Povo, é bastante frequente inúmeras crianças com camisas retrôs alusivas ao herói Basílio, que inclusive já fez Tour com torcedores alguns anos atrás. Hoje, em mais um 13 de Outubro, o clube relembrou em suas Redes Sociais com postagens do tema.
Por fim, o Corinthians enfrenta o Fluminense hoje (13) em Itaquera, 21h.