Na noite desta quarta (17), o Corinthians visitou o Santos para realizar uma partida atrasada do Brasileirão. Era imprescindível vencer o jogo de hoje caso o time do Parque São Jorge tinha alguma pretensão de chegar na Libertadores de 2021.
O Timão começou bem, até que houve um apagão na Vila Belmiro aos 12 minutos. Quando a situação voltou ao normal, o jogo terminou a primeira etapa sem grandes emoções.
Na volta do intervalo, uma falha de marcação de Michel Macedo originou a jogada do gol santista. Momentos antes, o mesmo Michel Macedo deu condições a Soteldo, que só não abriu o placar porque parou numa grande defesa de Cássio. Mesmo no lance do gol, o camisa 12 fez uma outra boa defesa. Talvez tivesse sido melhor colocar Bruno Méndez na lateral.
Após o gol, Vagner Mancini novamente não foi feliz ao mexer no time, trocando apenas o “seis por meia dúzia”. As saídas de Araos e Mosquito fizeram com que o time caísse ainda mais de rendimento. Jô e Natel não conseguem mostrar futebol, enquanto Luan sequer tem chances de jogar no ataque (quando entra, ele segue sendo improvisado como meia), não tem chance de jogar com Cazares, nem tantas outras possibilidades que nunca são testadas.
O que sabemos é que improvisar zagueiro de centroavante não dá certo. Na última década não funcionou nenhuma vez. Precisar atacar e colocar volante, tirar jogador veloz, ou que de fato pode criar alguma coisa, também não é uma atitude muito coerente. Mancini salvou o Corinthians do rebaixamento, isso é fato, mas vem tomando muitas decisões questionáveis nos últimos jogos.
Com a derrota de hoje, matematicamente ainda há chance de Libertadores, mas é algo extremamente improvável. É melhor o time se conscientizar que jogará a Sul Americana. O Corinthians volta a campo no final de semana, quando enfrenta o Vasco.
Leia também: - Mancini e diretoria iniciam planejamento para a temporada 2021