Apesar das constantes mudanças na escalação, tudo indica que, no confronto contra o Huancayo-PER, Vagner Mancini deva escalar o Corinthians com a mesma formação que iniciou o jogo contra o São Paulo.
Começando a ganhar espaço na equipe profissional nas últimas semanas, Cauê e Lucas Piton poderão ser titulares em uma partida fora do Brasil, pela primeira vez em suas carreiras.
O lateral atuou no exterior apenas uma vez, contra o Guaraní-PAR em 2020, quando entrou no lugar de Sidcley. Por sua vez, o atacante teve sua primeira oportunidade no confronto contra o River Plate-PAR.
Com Fábio Santos e Jô tendo rendimentos abaixo do esperado, ambas as revelações da base aparecem como esperança de melhora da equipe. Piton foi bastante elogiado por Mancini após o clássico contra o São Paulo. Cauê ainda parece estar se encontrando dentro de uma equipe que não tem criação como seu ponto forte. Mesmo assim, o camisa 17 fez um segundo tempo razoável na partida passada.
João Victor e Raul também deverão ganhar vaga entre os onze iniciais.
É importante ter paciência com as crias do terrão. São pouquíssimos os casos em que a molecada sobe da base e já chega com capacidade de resolver. É necessário um trabalho para encaixá-los no esquema do time, dar confiança e, só então, ver se vale a pena insistir em cada jogador.
Mesmo falhas bobas como o pênalti de João Victor no último clássico contra o São Paulo, não podem ser usadas para definir como será a carreira de uma jovem promessa. Mesmo porque o próprio João já mostrou que tem potencial para ir bem tanto na zaga, quanto nas laterais.
O momento do Corinthians é de transição e passa longe de ser favorável para trazer garotos para o time profissional, mas é o que temos. Antes de qualquer crítica mais incisiva, é necessário apoiar e dar tempo para a molecada. Vitinho e Cauê eram destaques das categorias de base, por exemplo. É preciso dar crédito para talentos assim.
O Timão entra em campo às 21h30 desta quinta (06), contra o Huancayo-PER. A partida será válida pela terceira rodada do grupo E da Copa Sul-Americana.
Leia também: Com permanência indefinida, Jemerson é um dos jogadores que mais atuaram na temporada 2021