O zagueiro Bruno Méndez, emprestado pelo Corinthians ao Internacional, recebeu cartão amarelo, mesmo estando no banco de reservas, na vitória do time gaúcho sobre o Bragantino no último domingo (05).
E esse cartão poderia fazer com que o zagueiro tivesse completado o sexto jogo no Brasileirão pelo colorado.
Restaria apenas um jogo para completar sete jogos e ficar impossibilitado de atuar por outra equipe no certame nacional.
Mas, com a mudança do artigo 12 da CBF, que dá conta de que só se computa como “jogo jogado” caso o atleta entre em campo.
Assim, esse cartão não interfere em nada, e Bruno segue com cinco jogos disputados pelo Internacional.
Os gaúchos já demostraram interesse em contar com o atleta em definitivo.
No entanto, tem encontrado dificuldades financeiras para fechar a negociação com o Corinthians, o detentor dos direitos econômicos e federativos de Bruno Méndez.
Os dois clubes possuem um “acordo de cavalheiros” para que o jogador não realize sete jogos e possa, ou ser repassado a outra equipe, ou atuar pelo próprio Corinthians.
Dessa forma, Bruno Méndez ainda poderá realizar mais uma partida pelo seu atual time.
Isso antes de retornar para o Alvinegro, isso se a negociação, de fato não se concretizar.
Caso Pedro Henrique
O caso do zagueiro, que na época, deixou o próprio Internacional por empréstimo para defender o Sport Recife em 2021, foi o responsável pela mudança na regra.
Pedro Henrique havia recebido cartão amarelo no banco de reservas quando ainda estava inscrito pelo colorado, e depois, quando rumou para Recife, entrou em campo.
Alguns clubes entraram com denúncia contra o Leão da Ilha, argumentando escalação irregular do jovem defensor, mas, apesar do imbróglio, o caso não foi adiante.
Sendo assim, o caso de Pedro foi determinante para a mudança da regra, e Bruno Méndez segue com cinco partidas.
O advogado Alberto Goldenstein, especialista em direito desportivo, deu a seguinte declaração a uma coluna do site Uol, falando sobre o tema:
“A alteração do artigo 43 reduz brechas que geram conflitos entre o RGC e REC e faz com que se tenha uma maior segurança jurídica na escalação de atletas, em especial para a evitar que ocorram escalações irregulares.”
Por fim, o Corinthians aguarda uma posição final do Internacional.
É preciso saber se Bruno retorna ao Parque São Jorge, ou permanece em definitivo no sul do país.
Com a aproximação da janela de transferências e com o Benfica intensificando sua busca por João Victor, o defensor uruguaio pode ser fundamental para a reposição.
Ele seria o substituto em caso de saída do zagueiro prata da casa corinthiana.
Veja mais notícias do Timão
+ Cássio completa 590 jogos!
+ Próximo jogo