Em uma quarta-feira (11) de agosto de 1971 o Corinthians vencia o Ceará por 1 a 0, sob o comando do Cabecinha de Ouro, Baltazar. O confronto válido pelo Campeonato Brasileiro teve a visita do Timão ao Vovô no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza.
O gol corinthiano na partida foi marcado por Mirandinha. O atacante conquistou grandes títulos pelo Timão e é 55º maior artilheiro da história do clube.
A princípio, o ex-técnico Baltazar ficou conhecido como um dos melhores cabeceadores da história do futebol brasileiro em sua passagem como jogador no clube do Parque São Jorge. Por isso, o apelido de ‘’cabecinha de ouro’’.
Vindo do Jabaquara, Baltazar chegou ao Corinthians em 1946, onde atuou por 12 anos. No clube do Parque São Jorge, fez parte do “Esquadrão imortal’’. Formado ao lado de Cláudio, maior artilheiro do clube, Luizinho “Pequeno Polegar”, Carbone e Mário. Dessa forma, juntos, são lembrados até hoje pelo ataque que marcou 103 gols em 30 partidas, em 1951.
Baltazar disputou as copas de 1950 e 1954 e dois anos depois encerrou sua carreira como jogador. Sobretudo, em 1971 retornou ao Corinthians para ser treinador
Conquistas do Cabecinha de Ouro com a camisa do Timão:
Em suma, pelo Corinthians, Baltazar alcançou o ápice de sua trajetória. Com a camisa Alvinegra levantou o tricampeonato Paulista de 1951, 1952 e 1954, além do tricampeonato do Torneio Rio-São Paulo em 1950, 1953 e 1954. Com 269 gols, sendo 71 de cabeça, é o segundo maior artilheiro do clube, atrás do ex-companheiro Cláudio, que anotou 305 tentos.
Corinthians x Ceará
Em síntese, ambos os times já se enfrentaram em 27 oportunidades. Esse retrospecto coloca o Ceará como 49º clube que o Corinthians já enfrentou mais vezes. Por fim, o Corinthians visita o Vovozão neste sábado (16) em partida válida pela 18º rodada do Campeonato Brasileiro.
Veja mais sobre o Timão:
+ Corinthians pode ter pelo menos um retorno contra o Ceará
+ Corinthians maduro