Mesmo com a derrota por 1 a 0 no clássico contra o São Paulo, o Corinthians de Vítor Pereira já mostrou mudanças significativas dentro de campo. Uma delas, porém, chamou bastante atenção: o novo posicionamento do goleiro Cássio, mais à frente, jogando com os pés.
Dessa forma, o treinador português explicou que este será o “novo normal” de todos os goleiros do Timão, seja ele o camisa 12 ou os outros à disposição no elenco, como Ivan e Matheus Donelli. Por exemplo, o escolhido terá que fazer saídas com os pés.
“Dificilmente seremos uma equipe muito forte defendendo em bloco baixo, porque não são essas as características dos jogadores que temos. Pretendemos que o bloco suba, que passe de intermédio a alto, tornar o mais alto possível. Nesse sentido, o goleiro tem que transmitir a confiança necessária à linha defensiva para jogar alto, encurtando o espaço entre eles. O que eu pedi nesses dias de trabalho, o que pedi é que as linhas defensivas fossem curtas, ou seja, próxima da linha média e a média perto da linha atacante, compacto. O goleiro na cobertura desse bloco defensivo, ele (Cássio) tentou fazer isso e fez com qualidade” – Disse o treinador.
Treino nos pés
Em outras palavras, será mais natural daqui pra frente ver o goleiro do Timão longe da pequena área e mais à frente, quase atuando como um líbero. Por isso, essa é a maneira de Vitor Pereira colocar todo o time para pressionar o adversário em seu próprio campo de defesa, forçando o erro já perto de seu gol.
“Temos que manter nosso jogo posicional e esperar o momento certo de acelerar o jogo. Do meu ponto de vista, com as características dos jogadores que temos, temos que encontrar um jogo dominante com bola, em que nós marcamos o ritmo. Temos que ser agressivos no momento de perda de bola”, finalizou.
Em conclusão, no próximo sábado (12), às 18h30, Corinthians e Ponte Preta se enfrentam na Neo Química Arena, pela 11ª rodada do Paulistão 2022.
Veja mais notícias do timão:
+ O que deve melhorar no Corinthians
+ Próximo jogo