Passando por temporada abaixo do esperado em 2023, o Corinthians está prestes a garantir sua vaga para a próxima Copa do Brasil. Mas, não por seus próprios esforços.
Para que o Timão esteja na próxima copa nacional, o Palmeiras, rival do clube, teria que se classificar para a Libertadores, estando entre os seis primeiros colocados do Brasileirão. Veja abaixo o cenário.
Com “ajuda” do Palmeiras, Corinthians está praticamente classificado para a Copa do Brasil de 2024
Eliminado na fase de quartas de final do Campeonato Paulista, além de cair na Copa do Brasil e ficar fora dos classificados para a Copa Libertadores de 2024, o Corinthians tinha grandes chances de ficar fora da próxima Copa do Brasil. Essa hipótese, porém, está sendo minimizada pela “ajuda” do Palmeiras, arquirrival do alvinegro.
Atualmente na liderança do Campeonato Brasileiro, com 62 pontos conquistados, os palestrinos precisam ficar entre os seis primeiros colocados para que o Corinthians se qualifique para a principal competição de mata-matas do Brasil. A possibilidade para que isso aconteça beira os 100%, faltando pouco para que o Timão seja, de forma oficial e estatística, confirmado na competição.
Segundo dados da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), o Palmeiras tem 99,99% de chance de classificação para a Libertadores, fazendo com que falte apenas 0,1% para a confirmação do fato. Caso isso aconteça, os comandados de Mano Menezes estariam assegurados na Copa do Brasil do próximo ano, já que a garantia do alviverde entre os primeiros colocados abriria mais uma vaga para um clube paulista, via estadual..
Líder e principal candidato ao título brasileiro, o rival do Corinthians ainda enfrentará Fortaleza (F), América-MG (C), Fluminense (C) e Cruzeiro (F), precisando de poucos pontos para se manter no G-6.
Timão chegando!
Com a possibilidade de classificação para a copa nacional, o Corinthians poderá encontrar outros paulistas já qualificados para a competição. São eles: São Bernardo, Ituano, Red Bull Bragantino, Água Santa, Portuguesa Santista, Palmeiras e São Paulo.