A Neo Química Arena está completando no dia de hoje (10) 7 anos de história. Por lá foram disputados jogos de Copa do Mundo, Olimpíadas, Copa América, além de todas as competições de clube que o Corinthians disputou (Paulistão, Brasileiro, Copa do Brasil, Sul-americana, e Libertadores). Confira os números dos 7 anos do estádio do Timão.
O ano de estreia e a Copa do Mundo
O primeiro jogo oficial disputado no estádio foi entre Corinthians e Figueirense pelo Brasileirão de 2014. Giovani Augusto fez o primeiro gol na Arena, em partida que terminou em 1×0 para os catarinenses. Após isso, o estádio foi sede do jogo de abertura da Copa do Mundo de 2014 entre Brasil e Croácia. Além dele, foram disputados mais cinco jogos da Copa por lá. Seleções como Uruguai, Inglaterra, Holanda, Chile, Coréia do Sul, Bélgica, e Suiça jogaram em nossa casa.
Junto das seleções, craques também mostraram seu futebol na Arena do Timão. Nomes como Messi, Neymar, Modric, Kevin de Bruyne, Hazard, Lukaku, Dí Maria, Aguero, Suárez, Cavani, Robben, e Son jogaram em Itaquera. A Copa também trouxe os maiores públicos da história do estádio, uma vez que arquibancadas móveis ampliavam a capacidade de público.
O maior público registado no estádio veio nas semifinais da Copa do Mundo de 2014, no duelo entre Argentina e Holanda, o qual acabou empatado em 0x0, e que nos pênaltis levou a Argentina à final. Na ocasião, estavam presentes 63 267 torcedores.
Olimpíadas e Copa América
No estádio, além da Copa, grandes competições também tiveram nossa casa como sede. A primeira conquista do Ouro Olímpico em 2016 teve passagem por aqui. O Brasil disputou as quartas de finais da competição diante da Colômbia em nosso estádio. Neste confronto, nosso camisa 7 Luan marcou um golaço.
Além deste episódio, outros confrontos também aconteceram pelas Olimpíadas, tanto no futebol masculino, quanto no futebol feminino. Seleções olímpicas de Alemanha, Nigéria, Iraque, África do Sul, França, Austrália, Canadá, e até Zimbabwe disputaram jogos por aqui.
Já pela Copa América de 2019, a Arena sediou 3 confrontos. O duelo que seria a final da competição entre Brasil e Peru, que terminou na goleada brasileira por 5×0, uma das únicas expulsões de Lionel Messi em sua carreira, no jogo da Argentina contra o Chile, e o empate da Colômbia com a seleção chilena.
Corinthians
Já o Timão disputou mais de 200 jogos no estádio, onde conquistou títulos como o Brasileiro de 2015 e o de 2017, os Paulistas de 2017 e 2019, e foi vice-campeão da Copa do Brasil de 2018. Pelo feminino, foram conquistados o Paulistão de 2019, e o Brasileiro de 2020.
Os maiores artilheiros do estádio são Ángel Romero com 27 gols, Jadson com 24, e Jô com 23.Cássio é o jogador com maior número de jogos no estádio. A maior goleada aplicada no estádio foi na Libertadores de 2016, quando o Corinthians aplicou 6 a 0 no Cobresal, do Chile. Já o maior público sob domínio do Timão foi na conquista do Paulista de 2019, diante do São Paulo, onde estiveram presentes 46.903 pessoas.
LEIA TAMBÉM: FPF divulga tabela das quartas de final, Corinthians joga amanhã (11)