Aviso de Cookies

Confira os destaques da Neo Química Arena desde sua estreia, há 7 anos

Henrique Manfio

A Neo Química Arena está completando no dia de hoje (10) 7 anos de história. Por lá foram disputados jogos de Copa do Mundo, Olimpíadas, Copa América, além de todas as competições de clube que o Corinthians disputou (Paulistão, Brasileiro, Copa do Brasil, Sul-americana, e Libertadores). Confira os números dos 7 anos do estádio do Timão.

corinthians caixa acordo neo quimica arena idc sccp identidade corinthiana
Foto recente da Neo Química Arena. (Foto: Reprodução)

O ano de estreia e a Copa do Mundo

O primeiro jogo oficial disputado no estádio foi entre Corinthians e Figueirense pelo Brasileirão de 2014. Giovani Augusto fez o primeiro gol na Arena, em partida que terminou em 1×0 para os catarinenses. Após isso, o estádio foi sede do jogo de abertura da Copa do Mundo de 2014 entre Brasil e Croácia. Além dele, foram disputados mais cinco jogos da Copa por lá. Seleções como Uruguai, Inglaterra, Holanda, Chile, Coréia do Sul, Bélgica, e Suiça jogaram em nossa casa.

IDC IDENTIDADE CORINTHIANA CORINTHIANS COPA1
Estreia da Copa do Mundo de 2014 (Foto: Reprodução)

Junto das seleções, craques também mostraram seu futebol na Arena do Timão. Nomes como Messi, Neymar, Modric, Kevin de Bruyne, Hazard, Lukaku, Dí Maria, Aguero, Suárez, Cavani, Robben, e Son jogaram em Itaquera. A Copa também trouxe os maiores públicos da história do estádio, uma vez que arquibancadas móveis ampliavam a capacidade de público.

O maior público registado no estádio veio nas semifinais da Copa do Mundo de 2014, no duelo entre Argentina e Holanda, o qual acabou empatado em 0x0, e que nos pênaltis levou a Argentina à final. Na ocasião, estavam presentes 63 267 torcedores.

IDC IDENTIDADE CORINTHIANA CORINTHIANS COPA2
Jogo entre Argentina e Holanda ela Copa de 2014. Momento da classificação argentina para a final. Este jogo é até hoje o de maior público da história do estádio. (Foto: Reprodução)

Olimpíadas e Copa América

No estádio, além da Copa, grandes competições também tiveram nossa casa como sede. A primeira conquista do Ouro Olímpico em 2016 teve passagem por aqui. O Brasil disputou as quartas de finais da competição diante da Colômbia em nosso estádio. Neste confronto, nosso camisa 7 Luan marcou um golaço.

IDC IDENTIDADE CORINTHIANA CORINTHIANS COPA3
Luan celebrando o seu gol. (Foto: Reprodução)

Além deste episódio, outros confrontos também aconteceram pelas Olimpíadas, tanto no futebol masculino, quanto no futebol feminino. Seleções olímpicas de Alemanha, Nigéria, Iraque, África do Sul, França, Austrália, Canadá, e até Zimbabwe disputaram jogos por aqui.

Já pela Copa América de 2019, a Arena sediou 3 confrontos. O duelo que seria a final da competição entre Brasil e Peru, que terminou na goleada brasileira por 5×0, uma das únicas expulsões de Lionel Messi em sua carreira, no jogo da Argentina contra o Chile, e o empate da Colômbia com a seleção chilena.

IDC IDENTIDADE CORINTHIANA CORINTHIANS COPA4
Messi após sua expulsão na Neo Química Arena. (Foto: Reprodução)

Corinthians

Já o Timão disputou mais de 200 jogos no estádio, onde conquistou títulos como o Brasileiro de 2015 e o de 2017, os Paulistas de 2017 e 2019, e foi vice-campeão da Copa do Brasil de 2018. Pelo feminino, foram conquistados o Paulistão de 2019, e o Brasileiro de 2020.

IDCSCCP IDENTIDADE CORINTHIANA COINTHIANS AVELAR GOL TÍTULO.jpg
Maior público fora da Copa do Mundo. (FOTOS: RODRIGO GAZZANEL)

Os maiores artilheiros do estádio são Ángel Romero com 27 gols, Jadson com 24, e Jô com 23.Cássio é o jogador com maior número de jogos no estádio. A maior goleada aplicada no estádio foi na Libertadores de 2016, quando o Corinthians aplicou 6 a 0 no Cobresal, do Chile. Já o maior público sob domínio do Timão foi na conquista do Paulista de 2019, diante do São Paulo, onde estiveram presentes 46.903 pessoas.

LEIA TAMBÉM: FPF divulga tabela das quartas de final, Corinthians joga amanhã (11)

https://identidadecorinthiana.com/jogos/proximo-jogo-corinthians-inter-de-limeira-quartas-de-final-do-paulistao/

Deixe um comentário