Ano passado, no aniversário de 110 Anos do Corinthians, eu escrevi um texto com um título parecido com esse: “Futuro de Presente”, sobre os novos anseios e desafios da nova década. Hoje, no aniversário de 111 anos, vim falar do Passado.
Um fim de semana antes das festividades, vi uma imagem de uma reportagem da Placar (obrigado ao amigo Riva da Fiel, no Twitter) com Adilson Monteiro Alves, em 1982, na época Diretor de Futebol, com o título: “Corinthians Quer Ser o Dono do Mundo”, visando também fazer Sócrates o maior jogador do planeta competindo com Zico, Maradona, Rummenigge, Platini e o polonês Boniek.
Quase quarenta anos depois, a reportagem reaparece nas Redes Sociais num momento de reconstrução do Timão, e próximo de seu aniversário de 111 Anos, onde o clube é presidido por Duilio Monteiro Alves, filho de Adilson. Com o foco na austeridade financeira, fechando as torneiras ao lado dos parceiros KPMG e Falconi, além de profissionais capacitados como Wesley Melo e José Colagrossi, Duilio presenteia o clube com um belo momento do passado: exatamente a visão de seu pai, em botar o Corinthians na vitrine do mundo.
Veja mais notícias do Timão:
+ Corinthians deve anunciar novo patrocinador
+ Próximo jogo
Chegada de reforços
Já chegaram Giuliano, Renato Augusto, Roger Guedes e Willian. Embora o clube não tenha feito proposta oficial, a imprensa internacional falou até de Edinson Cavani, o que nos leva a entender que o poderio corinthiano está voltando, pouco a pouco, com os pés no chão. A austeridade é necessária. Mas passa voando quanto um gol de bicicleta de Ruço no Maracanã.
O Presente do Futuro do Corinthians é justamente seu Passado. De pai pra filho. A sua tradição em grandes nomes com a Sirene do Parque São Jorge está de volta. A comunhão com a torcida pós-Pandemia (vai acabar, gente. Segura firme que tá quase) vai acontecer, e uma nova era com Criptomoedas, CT de Base, astros de Seleção Brasileira está chegando. Um presente pela paciência do torcedor. A maré está virando, e quando o vento sopra, e existe trabalho, a coisa anda.
Por fim: Feliz Aniversário, Corinthians! Feliz Futuro e Feliz Presente. E principalmente, Feliz Passado.
Pois é no Passado que se esconde o segredo do ouro.