Aviso de Cookies

Corinthians fecha 2023 com índices negativos na Neo Química Arena; confira

Matheus Pogiolli

corinthians-fecha-2023-com-indices-negativos-na-neo-quimica-arena-confira

Desde que foi inaugurada, em 2014, a Arena Corinthians, que futuramente se chamaria Neo Química Arena, sempre foi uma fortaleza para o Timão em todos os campeonatos que o mesmo disputasse.

Isso, porém, não serviu em 2023. Com más atuações, goleadas sofridas e eliminações, o alvinegro encerrou a atual temporada com saldo negativo sob seus domínios.

Corinthians fecha 2023 com péssimos índices na Neo Química Arena

Após a derrota para o Internacional, na Neo Química Arena, os comandados de Mano Menezes atuaram em Itaquera pela última vez em 2023. Com apenas mais um jogo á cumprir no ano, fora de casa, contra o Coritiba, o Timão só atuará em casa na próxima temporada, em 2024.

Confira abaixo um retrospecto do que foi o Corinthians, em números, atuando na arena entre todas as competições no ano.

• Paulistão

Sob o comando de Fernando Lázaro, talvez o Paulistão tenha sido o melhor momento do alvinegro em casa no ano. Com sete jogos disputados em solos itaquerenses, o Timão venceu cinco jogos e empatou duas partidas, não possuindo nenhuma derrota no campeonato. Um desses empates, porém, foi na fase de mata-mata, contra o Ituano, onde o Corinthians foi superado pela equipe de Itu, nos pênaltis.

• Copa do Brasil

Entrando na competição como atual vice-campeão, o Corinthians viveu momentos de reviravolta na Copa do Brasil. Praticamente perdendo todos os jogos longe de Itaquera, a equipe reverteu diversos resultados dentro da Neo Química Arena, o que não foi o suficiente na reta final da competição. Foram quatro jogos na copa sob seus domínios, onde o Timão venceu todos os duelos contra Remo, Atlético-MG, América-MG e São Paulo. O último, porém, não foi o suficiente para manter a vantagem no Morumbi, onde o Timão foi eliminado na semifinal.

• Brasileirão

Geralmente muito forte mandando jogos no Campeonato Brasileiro, o Corinthians fez um ano atípico na competição. Foram, em 18 jogos, apenas seis vitórias, 10 empates e três derrotas. Entre os empates, estão jogos contra América-MG e Goiás, além de ter sido goleado pelo Bahia. As equipes citadas foram rebaixadas da Série A para a B, o que evidencia a ineficiência em casa na liga. Com uma rodada faltando, o alvinegro é apenas o 12° melhor mandante, posto em que está acostumado a fica na parte de cima das estatísticas.

• Libertadores

Após o bom ano de 2022, o Corinthians esteve presente na fase de grupos da Copa Libertadores 2023. Na competição, porém, foi eliminado ainda no início, tendo péssimo rendimento em casa. Foram três jogos como mandante na copa continental, somando apenas uma vitória e duas derrotas que, de certa forma, foram cruciais para a sua eliminação. Entre Liverpool, Del Valle e Argentinos Juniors, o alvinegro derrotou apenas os uruguaios, perdendo assim, para equatorianos e argentinos.

• Sul-Americana

Com a repentina eliminação da principal competição continental da América do Sul, o Timão se classificou para o playoffs da segunda maior competição do continente: a Copa Sul-Americana. Por lá, em casa, foram quatro jogos, com três resultados positivos (Universitário, Newell’s Old Boys e Estudiantes), além de um empate (Fortaleza). A única igualdade, inclusive, foi o resultado que não deu uma vantagem para os comandados de Mano Menezes. Os mesmos foram eliminados para o Fortaleza, fora de casa.

Fim de ano com sequência ruim

A derrota para o Internacional, por 2 a 1, no último jogo do Timão em Itaquera no ano de 2023, sacramentou a pior sequência da história do estádio, onde o alvinegra conquistou apenas duas vitórias nos últimos 12 jogos como mandante.