Em 25 de março celebramos o Dia Nacional do Orgulho Gay no Brasil. E acima de tudo convidamos a sociedade à abraçar a causa, e à combater toda e qualquer forma de violência contra as pessoas dessa comunidade.
Desde já é importante ressaltar a relevância dessa data, uma vez que o Brasil é o país que mais mata pessoas LGTBs no mundo. Segundo dados do Grupo Gay da Bahia, a média é de uma morte a cada 23h.
Nesse sentido, então, de dar a devida visibilidade ao tema, vários clubes se manifestaram. Através de suas redes sociais, Corinthians, Flamengo, Santos, Palmeiras, São Paulo, entre outros clubes se posicionaram em prol do respeito à liberdade de sexualidade e de gênero, e contra a homofobia.
Por fim, vale destacar que apesar de haver ainda muito o que evoluir quando o assunto é equidade. Alguns direitos já foram conquistados pela comunidade LGBTQIA+.
Dentre eles podemos citar a criminalização da LGBTfobia, casamento civil igualitário, permissão para casais homoafetivos adotarem crianças. E recentemente, em março de 2018, o STF determinou que fosse permitido aos trangêneros alterar, oficialmente em cartório, seus nomes e gênero.
Leia também: Esporte Solidário: Corinthians organiza campanha de arrecadação de alimentos