Depois de sete anos da inauguração do estádio, será a primeira vez que um time peruano enfrentará o Corinthians no local. Entretanto, a seleção do Peru já disputou partidas oficiais na Neo Química Arena. Portanto, no dia 20 de maio, às 21h30, o Time do Povo receberá o Sport Huncayo para escrever mais um capítulo de sua história no bairro de Itaquera.
Além disso, de todos os times da Conmebol, o Corinthians só não recebeu um adversário que seja da Bolívia. Também, como curiosidade, o primeiro jogo internacional foi contra o inglês Corinthian-Casual, que possui laços históricos com a equipe da zona leste paulistana. Mesmo com o placar de 3-0, a primeira vitória contra um time de fora do Brasil, inclusive na primeira partida oficial, se deu contra o Once Caldas (COL), por 4 a 0, pela pré-Libertadores de 2015.
De lá pra cá, o desempenho do Corinthians contra um adversário de fora é complicado, haja vista que quatro vezes foi eliminado por um estrangeiro em solo brasileiro, ante uma única classificação, em segundo jogo, contra o Patriotas (COL), pela Sul-americana de 2017.
Desempenho contra times estrangeiros na Neo Química Arena
Ao todo, contando as disputas do único amistoso, Libertadores e Sul-americana, o Timão realizou 22 jogos contra gringos. São, até antes da partida contra o Huncayo, 13 vitórias, quatro empates e cinco derrotas, gerando um aproveitamento, se contarmos somente os pontos da partida, de 65%, sem nunca ter entrado em uma prorrogação ou disputa de pênaltis.
Por fim, há certo equilíbrio entre as “nações” que vieram jogar contra o Timão. Além da Inglaterra, somente uma vez um time Equatoriano jogou por aqui. Venezuela, com o Deportivo Lara, veio duas vezes. Paraguai e Chile vêm logo atrás, com três. Porém, já é certo que essa conta será desempatada quando o River Plate/PAR jogar a última rodada da Sul-americana de 2021 em Itaquera. E, no topo do ranking, uruguaios, argentinos e colombianos empatam a disputa. Além do venezuelano, Guaraní/PAR e Racing/ARG também pisaram por essa região duas vezes. Até o momento, não tivemos um adversário repetido pela terceira vez.
Em colaboração: Jornalista Rafael Turkienicz (@rgturkienicz)