Aviso de Cookies

Corinthians também pede para que Athletico/PR não jogue a Copinha

Caíque Guirao

Updated on:

Juntamente com Palmeiras, Santos e São Paulo, o Corinthians assinou um ofício encaminhado à Federação Paulista de Futebol (FPF), direcionado ao Athletico. Nesse documento, os clubes pedem para que o clube paranaense não possa disputar a Copa São Paulo de Futebol Júnior.

FPF ainda vai analisar o caso mas já tem equipe ameaçando não jogar, inclusive o Corinthians! (Foto: Anderson Rodrigues / Paulistão)
FPF ainda vai analisar o caso mas já tem equipe ameaçando não jogar, inclusive o Corinthians! (Foto: Anderson Rodrigues / Paulistão)

O que motivou esse pedido foi o fato de que o rubro-negro de Curitiba supostamente tem aliciado jogadores.

Por conta disso, os quatro maiores clubes de São Paulo e alguns outros times do interior, como o Red Bull Bragantino, criaram outro problema para a Federação. Caso o Furacão possa participar do torneio sub-20, esses outros clubes ameaçam não jogar.

Vale ressaltar que o Athletico ficou de fora da Copa Nike, em decorrência da rejeição que conquistou com esses supostos aliciamentos.

Acusações não são de hoje

Em 2020, o Botafogo acusou o Athletico de aliciar um garoto de 13 anos. Outro caso foi quando os paranaenses foram atrás de jogadores do Retrô. Segundo o clube pernambucano, o clube do Paraná teve “atitudes insidiosas” em relação aos seus atletas.

Também há a acusação de que o Furacão hospeda jovens em locais próximos ao clube, no entanto desrespeitando a regra de que alojamento só pode ser oferecido a maiores de 14 anos. Isso sem contar o desrespeito ao código de ética constituído pelo Movimento dos Clubes Formadores do Futebol Brasileiro. Criado em 2012, uma das normas desse código é não negociar com familiares de atletas menos de 14 anos que já estejam em algum clube.

Veja mais sobre o Timão:
+
 Mateus Vital completará 200 jogos pelo Timão
Próximo jogo

FPF quer analisar o caso

Antes de bater o martelo sobre qualquer punição, a FPF quer acompanhar o caso e verificar se há provas que indiquem que de fato houve aliciamento. Uma reunião com os representantes dos clubes que se queixaram, está prevista para acontecer na semana que vem.

Cartolas de diversos clubes estão conversando por meio de um aplicativo de mensagens instantâneas, trocando informações sobre o que o Athletico possa ter feito. O Globo Esporte tentou contato com o clube paranaense e com a Federação Paulista, mas não obteve retorno.

A participação na Copinha não é feita por classificação, mas sim por indicação. As federações futebolísticas de cada estado é que apontam quais clubes disputarão o campeonato.

Deixe um comentário