O Cuiabá Esporte Clube nasceu em 2001 é debutante na Série A, e não tem história muito longa contra o Corinthians. Mas a história do Cuiabá contra o Corinthians começa bem antes do próprio Cuiabá nascer.
É que o fundador do Cuiabá foi Luís Carlos Tóffoli, mais conhecido como Gaúcho, nascido em Canoas no Rio Grande do Sul, foi histórico atacante do Flamengo (NOTA – não confundir com Renato Gaúcho). Pelo Palmeiras, Gaúcho ficou famoso por ir para o gol defender dois pênaltis do próprio Flamengo substituindo Zetti, então goleiro do rival verde, que havia quebrado a perna.
Mas foi na Libertadores da América de 1991 que Gaúcho entrou na vida do Timão, muito antes de pensar em fundar o Cuiabá, adversário de hoje. O Flamengo, numa noite extremamente conturbada para a Fiel, vencia o Corinthians por 2 a 0 com um dos gols de Gaúcho, futuramente fundador do Cuiabá.
Veja mais notícias do Timão:
+ Como vem o Cuiabá para enfrentar o Corinthians
+ Próximo jogo
Jogo das garrafadas
Gaúcho deu “tchau” para a torcida do Corinthians em tom de deboche, o que estourou uma imensa briga na Fiel, invasão de campo e uma imensa chuva de garrafas de vidro no gramado. O jogo foi encerrado com vitória rubro-negra. Essa partida foi o estopim para a proibição de garrafas de vidro nos estádios do Estado de São Paulo. Apesar da derrota, os dois brasileiros se classificaram para o mata-mata, caindo nas Oitavas para o Boca Juniors, embate marcado pela falha de Guinei.
Por fim, o Corinthians se vingou de Gaúcho várias vezes nos anos 90. Mas o ex-atacante rubro-negro, como empresário esportivo não conseguiu ver o embate contra o Timão com seu clube no Mato Grosso idealizado. Gaúcho morreu em 2016. Coincidentemente, o próximo adversário do Corinthians depois do Dourado do Mato Grosso é justamente o Flamengo, de Gaúcho, fundador do Cuiabá.