Aviso de Cookies

Faz tempo! Corinthians não joga uma Fase de Grupos de uma competição CONMEBOL desde fevereiro de 2018

Luís Butti

Ufa! Demorou, mas chegou a vez do Corinthians voltar a disputar novamente, no mínimo, seis jogos de uma competição CONMEBOL. A última vez que isso aconteceu foi em fevereiro de 2018 quando iniciou a Fase de Grupos da Libertadores daquele ano. O Corinthians era o Campeão Brasileiro de 2017 e a expectativa era grande. Mas algumas mudanças de rumo atrapalharam o percurso.

IDC SCCP IDENTIDADE CORINTHIANA CORINTHIANS RODRIGUINHO LIBERTADORES 2018
Deportivo Lara x Corinthians pela CONMEBOL Libertadores 2018. (Foto: Daniel Augusto Jr./Ag. Corinthians)

Libertadores 2018

Na ocasião, o Timão dividiu o Grupo G com o tradicionalíssimo Independiente da Argentina (vitória em Avellaneda por 1×0 e derrota em Itaquera por 2×1), com o Millonarios da Colômbia (empate em Bogotá por 0x0 e derrota em Itaquera por 1×0) e com o modesto Deportivo Lara da Venezuela (duas vitórias: 2×0 em Itaquera e 7×2 na Venezuela). Além dos clubes tradicionais no Grupo, a Libertadores contou com a transição de Fábio Carille para Osmar Loss. O treinador Campeão Brasileiro de 2017 deixaria o Timão para dirigir o Al-Wehda.

Com a pausa para a Copa do Mundo da Rússia 2018, o Corinthians se enfraqueceu perdendo alguns atletas como Balbuena e Rodriguinho, e foi eliminado pelo Colo-Colo nas Oitavas, perdendo por 1×0 em Santiago e vencendo por 2×1 em Itaquera, mas saindo pelo gol fora. De lá pra cá, O Timão não jogou mais nenhuma Fase de Grupos de uma competição CONMEBOL nem em 2019 nem em 2020.

Mal das pernas no segundo semestre de 2018, o clube não se classificou para a Libertadores 2019, e com Carille de volta, teve que contentar com a Sul-Americana, onde até se saiu bem, ficando em 3º lugar caindo para o Independiente Del Valle do Equador (que se sagrou Campeão).

Mas o torneio ainda era inteiro mata-mata. E em 2020, já com Tiago Nunes, caiu na Pré-Libertadores para o algoz Guarani (perdeu fora por 1×0 e ganhou em casa por 2×1 saindo pelo gol fora impedindo dois Derbys com o Palmeiras na Fase de Grupos). Hoje, de uma forma bem mais modesta e sem público, outra Fase de Grupos recomeça. Que seja escrita sem percalços e que acabe igual a Libertadores de 2012.

https://identidadecorinthiana.com/jogos/proximo-jogo-river-plate-par-corinthians/
Leia também: A primeira vez a gente nunca esquece. Corinthians jogará pela primeira vez no Paraguai na Sul-Americana

Deixe um comentário