A Federação Internacional de Futebol (Fifa), anunciou quais mudanças serão feitas para o próximo Mundial de Clubes. O novo formato, com 32 equipes, não afetará a copa de equipes anual, que também contará com alterações.
Confira as modificações abaixo.
Fifa estabelece novo Mundial de Clubes e confirma torneio anual
O novo Mundial, que será disputado em 2025, terá a participação de 32 equipes e durará um mês. A primeira edição, disputada em julho de 2025, nos Estados Unidos, terá uma divisão de oito grupos com quatro equipes cada, praticamente a mesma separação de uma Copa do Mundo de Seleções.
Com a participação de todos os continentes do globo, a divisão de vagas será da seguinte forma: 12 da Europa, seis da América do Sul, quatro da África, quatro da Ásia, quatro da América do Norte, um da Oceania e um do país-sede (Estados Unidos).
Na América do Sul, se classificam os campeões da Libertadores entre 2021 e 2024 (Palmeiras, Flamengo e Fluminense), além dos dois melhores clubes do ranking sul-americano. Com isso, o bicampeão Corinthians não terá chance de atuar na primeira competição mundial de clubes por fase de grupos, já que não estará na próxima Libertadores e nem conseguirá ficar entre os dois primeiros da lista.
Novo torneio anual
Além da Copa do Mundo de Clubes, disputada a cada quatro anos, a Fifa continuará elaborando o campeonato de forma anual, porém, em novo formato. Esse novo estilo será praticamente parecido ao antigo Intercontinental, disputado entre 1960 e 2000, que contava com um campeão sul-americano e o vencedor da Copa dos Campeões/Champions League.