A pandemia fez o futebol brasileiro ficar suspenso por longos meses no ano passado, resultando numa grande sequência de jogos entre o segundo semestre de 2020 e o início de 2021. A temporada atual começou sem nenhuma pausa, mas o recrudescimento da pandemia forçou uma nova suspensão de competições em diversos estados do Brasil. Flávio de Oliveira tem utilizado esse tempo para melhorar o condicionamento dos atletas.
O preparador falou à Corinthians TV:
“Em se tratando de Brasil e de pandemia, uma semana “aberta” é sempre muito bem-vinda. Um detalhe importante que às vezes as pessoas não param e pensam, esse ano, com a pandemia, alguns clubes e atletas podem chegar a fazer de 100 a 120 jogos. Isso é muito complicado para o atleta. Eu sempre falo a respeito do ser humano, tem que ter atenção com o ser humano, nessa semana a gente está tendo essa atenção no aspecto de força e potência na academia, com o Luciano (Rosa, fisiologista), no laboratório (Lab R9) fazendo algumas avaliações, em campo a gente está aproveitando bem esse aspecto individual, eles são diferentes por posição e por característica. Então é trabalhar quem tem que trabalhar, descansar quem tem que descansar, está sendo muito proveitoso”.
Caso chegue às finais de todas as competições que está participando, o alvinegro pode disputar até 90 jogos. É essencial que o preparo físico dos atletas esteja em dia, ainda mais com um elenco que não dispõe de tantas peças.
Mesmo sem saber quando os jogos em São Paulo poderão ser retomados, Flávio de Oliveira segue trabalhando forte dentro das possibilidades que a situação permite.
Leia também: Duílio faz reunião com líderes da Gaviões da Fiel