A maior torcida do Corinthians, a Gaviões da Fiel completa nesta sexta-feira 53 anos. Fundada em 1 de julho de 1969, e que conta com mais de 120 mil associados. Foi a primeira torcida organizada do Brasil a ter uma estrutura administrativa interna regida por regras estatutárias.
Na Gaviões os departamentos de Carnaval e os ligados ao futebol fazem parte de uma mesma entidade. Além disso, contam com nove subsedes no Brasil e uma no Japão.
Conheça a história da Gaviões da Fiel
A princípio, a Gaviões foi criada em 1969, mas desde 1965 já vinham sendo realizadas reuniões entre torcedores corintianos. Em suma, com o objetivo de criar uma entidade que pudesse não apenas atuar como uma torcida organizada, mas também tivesse atuação na área político-administrativo do Corinthians.
Seu principal objetivo, à época, era o de derrubar o dirigente Wadih Helu, presidente do clube desde 1961.
De antemão, antes de virar uma das escolas de Samba mais prestigiadas de São Paulo, os integrantes participavam inicialmente como uma ala da Vai-Vai. A Gaviões passou a desfilar como escola de samba em 1989, ficando em segundo lugar no grupo 1. Bem como, a escola tem 12 títulos conquistados, em 13 anos de bloco.
Veja mais notícias do Timão
+ Corinthians publica fotos de Yuri Alberto com marca de possível parceiro
+ Próximo jogo