O Maraca é logo ali, disse a torcida corinthiana, na tarde daquele domingo de 1976, cerca de 70 mil alvinegros rumaram ao Rio de Janeiro. Fantástica e inimaginável, assim foi denominada a invasão corinthiana.
Um dos episódios mais importante do Corinthians, aconteceu justamente em um jogo contra o Fluminense em 1976. O objetivo do Timão era eliminar o Fluminense para chegar a decisão do Campeonato Brasileiro. E a fiel não mediu esforços para invadir o Rio, e dividiu a arquibancada com a torcida local.
A princípio, o convite para a torcida foi feita pelo próprio presidente do Fluminense na época, Francisco Horta. Que conhecia bem o ídolo do Corinthians, Rivelino.
Em jogo único para saber quem avançaria à final, os mandantes abriram o placar com Carlos Alberto Pintinho. A igualdade veio aos 30 minutos do primeiro tempo. Vaguinho cobrou escanteio, Geraldão cabeceou sem direção, mas Ruço apareceu para emendar uma meia bicicleta e fazer um golaço.
A segunda etapa foi praticamente sem futebol. A tempestade que caiu sobre o Rio de Janeiro deixou o gramado sem condições da bola rolar. Por outro lado, não atrapalhou muito o Fluminense que jogava com muita qualidade e característica, como quem conhecia bem o seu território.
Mesmo assim, o árbitro Saul Mendes prosseguiu com o duelo até o fim, deixando a decisão para os pênaltis.
Na marca da cal, foi a vez do ex-goleiro Tobias brilhar. Neca, Ruço, Moisés e Zé Maria, com a perna esquerda fizeram para o Timão. Rodrigues Neto e Carlos Alberto Torres pararam no arqueiro alvinegro, e o Corinthians classificou-se para a decisão.
Em suma, toda essa mobilização rendeu um público de 140 mil pessoas no Maracanã, metade era corinthiana.
Corinthians e Fluminense se encontram neste sábado
Nesse ínterim, o Corinthians visita o Fluminense neste sábado (2), no Maracanã. A partida é válida pela 15ª rodada do Brasileirão 2022. O Timão segue como vice-líder da tabela com 26 pontos. Por outro lado, o Fluminense em 6ª lugar com 21 pontos.
Veja mais notícias do Timão
+ Yuri Alberto manda recado para a torcida
+ Próximo jogo