Sabe aquele papo que o comentarista sempre solta quando o técnico tira o astro do elenco, quando o time estava perdendo ou empatando? Conhecem a história do Luxemburgo que tirou Zidane e Ronaldo de uma partida quando trabalhava no Real Madrid, e tomou o gol e a eliminação na sequência? Luxa alegou cansaço dos galáticos, mas tomou porrada da imprensa por tirar de campo quem o rival respeita e tem medo. O próprio Arrascaeta no Flamengo em 2019, era banco do Abel, mas vira peça-chave de Jorge Jesus (JJ que inclusive escalava SEMPRE os melhores, não confiava em quase ninguém do banco do Flamengo. Improvisava jogador para não usar quem não era de sua confiança ou tinha qualidade duvidosa).
É o caso do Luan atualmente. Se Mano Menezes, conseguiu escalar Ronaldo em 2009, semi-aposentado, fora do peso ideal, e ganhou dois títulos em um semestre, Tiago também consegue dar um jeito de escalar Luan em um time repleto de carregadores de piano (pesos diferentes, obviamente, Luan não é o Fenômeno, mas deveria ser o ponto fora da curva do time).
Se vira, coloca 5 volantes, 3 zagueiros, mas esse time, desde Janeiro, deveria ser Luan + 10. É simples. Em um elenco cheio de jogadores medianos e com pouco destaque, com pouca rodagem e nem 10% da história e talento do Luan, não dá pro cara ficar mais no banco se não for por lesão ou stress físico. Em um Brasileirão que implora por jogadores diferenciados, isso jamais deveria acontecer. Os 11 titulares tem que ser os melhores, os mais decisivos, os mais cascudos, mais experientes. Tudo isso tem que estar dentro dos 11 titulares.
Eu podia JURAR que ele seria titular ontem. Não tinha cabimento, passar mais um jogo no banco. Já não tinha nem entrado contra o Coritiba. Já seriam 10 dias sem atuar, e iria para o clássico ainda mais sem ritmo.
Espero estar errado, mas a impressão é que Tiago encontrou uma forma de dar carrinho na lateral, e jogou pra torcida. Pressionado como todo técnico que já ocupou seu cargo, parece que TN deu ouvidos aos bastidores. Sacou Luan, pelas críticas no estilo de jogo e futebol um pouco abaixo. Ainda sacou Gabriel e Ramiro para tentar deixar o time mais ofensivo. Conseguiu?
O que o Tiago quer? Que Araos e Ruan, salvem sua pele? Dois jogadores com números e estatísticas totalmente abaixo do esperado para um titular no Corinthians. Futebol também é número. Você tem a opção de Vagner Love, e coloca Madson, Everaldo e Janderson? Foi isso que já tinha ocorrido na pré-libertadores, em jogo no Paraguai.
Tais jogadores precisam ir entrando aos poucos. A camisa pesa. Araos teve duas boas chances ontem no primeiro tempo e finalizou mal. Ruan, mal foi visto em campo.
Luan precisa jogar, o campeonato é longo, e cabe ao Tiago entender isso. É seu trabalho recuperá-lo. Cássio inclusive foi dar moral para o jogador por esse motivo, sabe que Luan voando é um diferencial para qualquer equipe do mundo. Se não temos o Luan de 2017, temos o Luan de 2020 que entra e quase decide o jogo em 30 minutos, com um golaaaaaaçoo e bola na trave.
Futebol é feito desses caras que entram e resolvem. Fim. Se Luan não vinha tendo uma grande temporada, ainda é dele que saíram algumas assistências na boa reta final do Paulistão, algumas chances claras de gol, distribuição, posse de bola, e passes lúcidos e efetivos na intermediária ofensiva.
Luan titular hoje, é o famoso “em terra de cego, quem tem um olho é rei”. Não pode pegar bode e perder confiança e moral. É como bem foi dito nas redes sociais há dias: Luan é o novo Danilo. A torcida criticava pelo jeito “molenga” de jogar, mas futebol não é formado por 11 Romeros em campo.
Ou tenta recuperar e dar moral pra ele, ou vamos de Araos, Mosquito, Vital e Ruan. É o que vocês acham que vai funcionar? Eu não acho.