A boa atuação contra a Inter de Limeira nesta tarde de terça, na Neo Química Arena, animou o técnico Vagner Mancini. A vitória mostrou que o Corinthians pode render mais, à medida em que se acostuma com essa nova formação.
Para o técnico, a vitória construída com gols dos atletas da defesa representa uma evolução coletiva da equipe:
“Isso mostra que você tem equilíbrio na equipe. O sistema de jogo é baseado na parte coletiva, mas é importante quando as individualidades aparecem. Hoje foram quatro gols de zagueiros. Em lances de bola parada, você decide partidas assim. Jemerson e Raul foram felizes, Fagner foi bem na jogada invertida no primeiro gol. Isso é o crescimento de uma equipe que está jogando melhor, no momento certo atuando de forma decisiva, com uma entonação de quem quer chegar. É cedo, mas é importante ver a equipe jogando bem e os zagueiros e laterais aparecendo para ajudar na construção de uma vitória”.
Os comentários sobre a capacidade do Timão nunca afetaram a maneira como ele via o clube: “Muita gente julgou diferente, é opinião de cada um. Eu sempre vislumbrei que tínhamos condições de chegar, mesmo com criticas e elogios”.
Mancini atribui a melhora corinthiana tanto ao esquema, quanto à cobrança que tem feito aos jogadores. E faz questão de citar os garotos do terrão.
“O balanço é que a gente evolui muito como equipe, o esquema tático dá a possibilidade de as peças melhorarem individualmente. E vivemos ótimo momento, os atletas dão ao sistema tático aquela força quando você precisa mudar, se precisa marcar mais adiantado, mais atrás. O dilema: o que foi fundamental? A mudança do sistema ou a mudança dos atletas? A maneira de jogar ou a individualidade? Eu cobro a melhora dos jogadores, e tivemos ganho acentuado. Raul, João, Piton, Roni evoluíram e melhoraram rapidamente. É um trabalho que não é de hoje. Temos tido muito tempo de concentração pelos jogos, pela bolha, e aumenta a integração. Hoje a equipe melhorou pelo sistema de jogo, mas também pela individualidade de cada jogador que entendeu o sistema. Somos uma equipe mais competitiva, uma equipe que marca melhor, e isso tem sido fundamental”.
Classificado para a semifinal, o Corinthians agora aguarda o vencedor de Red Bull Bragantino x Palmeiras, em partida que acontece na próxima sexta-feira (14).
Leia também: Com gols feitos só por defensores, Corinthians goleia em casa