Não se sabe exatamente qual será o esquema tático que Sylvinho irá usar comandando o Corinthians, pois as variações foram inúmeras no momento em que treinou o Lyon e foi auxiliar em diversos clubes europeus e brasileiros. Mas já se sabe que, seja qual for o esquema escolhido, que será focado em algo bastante ausente nos últimos meses de Corinthians: marcação alta.
No Lyon, Sylvinho utilizou um 4-3-3 com diversas variações, com os atacantes Bertrand Traoré (hoje no Aston Villa), Moussa Dembélé (hoje no Atlético de Madrid) e o holandês Memphis Depay, ainda no Lyon. Todos flutuando com intensidade e apoiados pelos volantes e laterais. É o grande foco de Sylvinho.
Calcanhar de Aquiles na passagem de Vagner Mancini, que sempre predominava a marcação baixa e média, o Corinthians, mais do que tática, entra numa era de postura. Se Sylvinho seguir o que fez na França, além de intenso, passa a se posicionar no campo do adversário, roubando bolas e se tornando letal com a subida dos alas para incomodar defesas rivais.
Nesta terça-feira, 11:30 da manhã, Sylvinho irá dar a sua primeira coletiva de apresentação. Logo, a Fiel Torcida será presenteada com um esquema bastante aguerrido, inteligente e versátil. Infelizmente, é impossível saber se dará certo ou não. Mas um Corinthians bastante diferente dos últimos treinadores no jogo posicional vem aí.
Leia também: Sylvinho deixou seu primeiro recado como treinador do Corinthians