O Ministério Público decidiu se posicionar favoravelmente à volta do futebol no estado de São Paulo. Após diversas reuniões com a Federação Paulista, o procurador-geral de Justiça de São Paulo, Mario Sarrubbo, encaminhou um ofício do Comitê de Crise Covid-19 ao governador João Dória.
O ofício teoricamente facilita a retomada do Campeonato Paulista ao informar que “houve um avanço positivo diante do contexto estabelecido pelo início da fase emergencial no estado, em 11 de março”. O torneio está paralisado desde o dia 15 de março.
Uma das mudanças que deverão ser implementadas são os testes de covid realizados uma hora antes de cada partida. Também é especulada a possibilidade de punição de jogadores que testarem positivo e não cumprirem as regras de isolamento – como o caso de Luiz Adriano, que foi multado pelo seu clube após ir ao mercado e atropelar uma pessoa, mesmo tendo testado positivo.
Caso o governador aprove a volta do futebol, o campeonato deve ter partidas já no sábado. O Corinthians deverá ir até Araraquara enfrentar o Ferroviária (a cidade vem tendo uma sensível melhora no combate à pandemia após implementar um lockdown). A tabela estipulada pela FPF prevê uma partida do Timão contra o São Bento, na Neo Química Arena, já na próxima quarta (14). Apenas 48 horas depois do compromisso anterior.
Confira a nota do Ministério Público na íntegra:
“Nesta quinta-feira (8/4), o procurador-geral de Justiça, Mario Sarrubbo, encaminhou ofício ao governador João Doria, informando sobre a manifestação do coordenador do Grupo Trabalho de Enfrentamento à Covid-9 do MPSP sobre o protocolo de retomada das atividades de futebol da série A1 do Campeonato Paulista, que foi apresentado pela Federação Paulista de Futebol. Sarrubbo anotou tratar-se de “um avanço positivo diante do contexto que se revelava quando da edição do Decreto de 11 de março”, que estabeleceu a fase emergencial em todo o Estado. O novo protocolo da FPF, discutido com representantes da Procuradoria-Geral de Justiça e do grupo de trabalho, é “produto de diálogo estabelecido entre esta Instituição e a Federação Paulista de Futebol, em várias reuniões realizadas durante as últimas semanas”.
Leia também: Em live com a Gaviões da Fiel, diretor financeiro fala sobre a situação do clube