Aviso de Cookies

O Brasil tem excesso de vagas para a Libertadores?

Henrique Manfio

Updated on:

Muito se discute sobre o excesso de participantes do Brasil na Libertadores da América, sobretudo recentemente onde os clubes daqui quase monopolizam as competições sul-americanas. Contudo, apesar dos torcedores brasileiros se contentarem pelo número de vagas, o montante é benéfico para o futebol brasileiro?

libertadores idc idcsccp identidade corinthiana 1
Arte:Divulgação/Conmebol

Na edição de 2022 teremos nove representantes do Brasil na maior competição sul-americana. Quase um terço dos clubes da fase de grupos podem ser do Brasil, caso todos passem pela primeira fase. Além das oito vagas entre Brasileirão e Copa do Brasil, teremos o Athletico-PR que levantou a Copa Sulamericana.

Veja também:
+ Corinthians faz feio e perde em Caxias do Sul
+ Confira como será a Libertadores 2022

O Brasil terá na edição de 2022 terá o participante com a menor pontuação já conquistada para uma vaga. Trata-se do América-MG, classificado com 53 pontos na oitava posição. Assim, caso todos passem pela primeira fase, poderemos ter 9 brasileiros na fase de grupos.

Em edições anteriores era preciso, ao menos, 60 pontos na maioria das vezes para disputar a maior competição do continente. Contudo, em 2021 com o excesso de vagas e o sucesso do Athletico-PR na Copa Sulamericana, o corte para a classificação diminuiu.

O América, último classificado para a competição entre os brasileiros. precisou de 46% de aproveitamento. Fluminense idem e Bragantino 49%. Primeiramente, qual é a perspectiva desses clubes na competição? Sem contar que tantas vagas para um país podem limar a participação de clubes de outros países.

O Brasil vai contar com Atletico-MG, Flamengo, Palmeiras, Fortaleza, Corinthians, RB Bragantino e Athletico-PR na fase de grupos. Fluminense e América-MG disputarão a fase preliminar, vulgarmente chamada de pré-libertadores. O sorteio será no dia 23 de março de 2022, na sede da Conmebol em Luque, Paraguai.

Deixe um comentário