O jornal L’Equipe e a revista France Football anunciaram na última quarta-feira uma nova categoria na tradicional premiação Bola de Ouro. Trata-se do Prêmio Sócrates, em homenagem ao ex-jogador brasileiro. A princípio, a categoria vai identificar as melhores ações solidárias no ano.
Ídolo do Corinthians, Sócrates faleceu em 2011 e é reconhecido como um dos atletas mais engajados politicamente e socialmente. Durante a ditadura Militar em 1980, o ‘’Doutor’’ iniciou o movimento Democracia Corinthiana, que lutava pela volta do direito ao voto.
Irmão de Sócrates, Raí será um dos jurados da premiação. O ídolo são-paulino reiterou o impacto que seu irmão teve com o movimento.
‘’Sócrates sempre acreditou no poder de mobilização e da transformação por meio do esporte, para tornar a sociedade mais igualitária. Ele demonstrou isso como jogador com seu combate pela redemocratização do Brasil durante a experiência revolucionária da democracia corintiana’’, disse Raí.
Além do Troféu Kopa para o melhor jogador jovem, o Troféu Yashin para o melhor goleiro e o Troféu Gerd Müller para o principal artilheiro da temporada, serão entregues o Prêmio Sócrates e as Bolas de Ouro para melhor jogador e e melhor jogadora da temporada 2021/22.
Veja mais sobre o Timão:
+ Brasileirão Feminino terá maior premiação da história
+ Próximo jogo