Homenageado semana passada com um busto, o lateral-esquerdo Wladimir nunca se esqueceu de seu gol de bicicleta contra o Tiradentes do Piauí no Canindé pelo Campeonato Brasileiro de 1983. Mas o que a Fiel jamais se esquece é que naquele jogo, o Corinthians enfiou 10×1 no time do Piauí e esta partida marcou como a maior goleada da História do Corinthians em torneios nacionais (Torneios CBF ou CBD. A maior da História Geral do clube deu-se por um 11×0 no Santos, mas no Campeonato Paulista).
Porém, essa marca correu um sério risco de ser batida por um rival, em uma situação muito parecida nesta noite de terça-feira. Pela Copa do Brasil 2021 (outro torneio CBF) no Morumbi, o São Paulo aplicou 9×1 no 4 de Julho do mesmo Piauí, após perder no Nordeste por 3×2. O Corinthians em 1983, também havia perdido na partida de ida, mas por 2×1. Na volta, fez “apenas” dez em Sampa.
Outra coincidência é que os dois clubes do Piauí abriram o placar em São Paulo. O problema (para os nordestinos, claro) é o que veio depois. A porteira abriu a favor dos gigantes paulistas. O Timão, de Sócrates (que marcou quatro), Zenon e cia enfiou dez. Já o São Paulo parou nos nove, com três de Pablo.
Mas a marca alvinegra da Democracia Corinthiana ficou bem próxima de ser quebrada, visto que o time do Morumbi perdeu muitos gols e não parou de atacar até o minuto final. Ainda assim, os placares passaram longe de ser a maior sacolada da História dos Torneios CBF contando todos os clubes, e não apenas os rivais do Majestoso. Em 1991, o Atlético Mineiro enfiou 11×0 no Caiçara, também do Piauí pela Primeira Fase da Copa do Brasil, que naquele ano ainda estava engatinhando. Era apenas a sua terceira edição, vencida pelo surpreendente Criciúma.
Leia também: Gustavo Mosquito diz que time tem condições de se classificar