Contratado junto ao Fluminense para ser um reforço em 2019, Richard nunca conseguiu se firmar no Corinthians. Por conta disso chegou a ser emprestado para o Vasco da Gama e para o Athletico/PR nos últimos anos.
Chegando ao clube paranaense em junho de 2020, o volante parecia ter se encaixado bem na equipe. No entanto um ato classificado como indisciplina, fez com que o Furacão o devolvesse para o alvinegro. Na ocasião o atleta foi substituído e, em vez de ficar no estádio, foi embora por decisão própria. Para azar dele e do clube, foi sorteado para fazer um exame anti-doping, o que acarretou em um clima ruim nos bastidores.
Não há um consenso sobre o que aconteceu nessa ocasião pois o profissional contestou o clube paranaense. Porém o fato é que esse desentendimento foi o estopim que desencadou a dispensa de Richard.
De volta ao Parque São Jorge, Sylvinho tinha dado a entender que utilizaria o jogador para a próxima temporada – o que desagradou parte da torcida mas isso parece ter mudado nos últimos dias.
Veja também:
+ Matheus Araújo renova seu contrato
+ Kanu: Corinthians segue investindo
Convidado para participar do jogo entre amigos de Claudinho e amigos de Gabigol, o volante deu entrevista no intervalo. Nela, disse que foi convidado por Tiago Nunes e está negociando com o Ceará.
Pelo Corinthians, Richard disputou apenas 8 partidas e deu 1 assistência. Depois dos empréstimos para Vasco da Gama e Athletico/PR, ele deverá acertar um contrato com o Ceará por 3 anos. Apesar de não ter ido bem por aqui, que ele tenha melhor sorte no próximo clube.