Depois de mais um frustrante resultado na Neo Química Arena, Sylvinho reconheceu que o time precisa melhorar e conquistar mais pontos para “a trajetória no campeonato”.
“O time criou bastante desde a primeira parte. Tivemos uma construção depois que fizemos o gol. Tivemos outras oportunidades. A bola na trave do Gabriel, com o Roger, e na segunda parte também. O Giuliano dentro do gol duas vezes. E não foi absolutamente nada na área, o goleiro foi feliz. O time criou, construiu bem. Infelizmente não fizemos o nosso gol”.
O técnico falou sobre ter calma com os jogadores que estao chegando, até que se encaixem no esquema do time. Como exemplo disso, citou a evolução de Gabriel Pereira apresentada no jogo de hoje.
“O próprio Gabriel Pereira fez um grande jogo, pode atuar e deixa o time também ofensivo. É um meia-atacante, mais atacante do que meia e desenvolve bem a função. O time é completo. O cenário ideal é ter um time que saiba se defender bem e construir bem. É uma conexão de atletas que a gente vai construindo com calma e tranquilidade. O campeonato está andando e temos pressa, mas respeitando os limites dos atletas. Agora, trabalhando com muito afinco e muita dedicação para encontrar os atletas cada vez mais com mais performance”.
Mudança de esquema
Sem conseguir desempenhar um bom futebol mesmo com os reforços, o comandante já admite a possibilidade de mudar o esquema tático.
“É possível. Você pode ter preferências. Os atletas se movimentam demais. O futebol já faz anos que tem muitas movimentações, atletas fazendo duas funções, times atacando num sistema e defendendo em outros. Esses atletas são ótimos, importantes, fazem duas funções, dão superioridade numérica em setores do campo. Não me apego a sistemas. Esses atletas te propiciam tudo isso. Muitos do que temos nos ajudam em situações diversas e nos ajudam. Vamos buscando o melhor, mas, sim, tudo é possível. Sistemas mudam em decorrência das entradas dos atletas”.
Willian jogando mais aberto
Sylvinho comentou sobre a função exercida pelo camisa 10, na partida deste domingo (19).
“O Willian é um atleta que tem prioritariamente a função de beirada externo pelo lado direito. Por outros grandes clubes jogou também pelo lado esquerdo e pode jogar também entrelinhas. Não é um atleta de meio campo, mas recebe a bola entre o meio campo adversário e pode dar sequência. Como estava o GP pela direita, ele tinha uma troca rápida com o Willian quando o Willian tava nessa posição central. A partir dos 20 minutos começamos a encontrar esse lado direito funcionando melhor. É um atleta que define bem as jogadas, tem bom cruzamento. Foi algo programado até pela características dos atletas que falei”.
Veja mais notícias do Timão:
+ Corinthians empata mais uma na Arena
+ Próximo Jogo
Giuliano fazendo um ótimo jogo
O camisa 11 provavelmente teve o seu melhor desempenho até o momento, desde que chegou ao Corinthians. Além disso, o treinador elogiou suas chegadas no ataque, inclusive ressaltou que ele chegou perto de fazer mais gols durante a partida, no começo da coletiva.
“Assim como os demais meias, o Roni pisou muito na área, o Gabriel quando fez a função, também. São atletas que desenvolvem e devem pisar na área. Sim, correto, é uma atitude do Giuliano, vai se soltando pouco a pouco. O atleta vai ganhando corpo, uma condição maior e melhor de jogo e vai desenvolvendo, atuando numa área maior do campo”.
Sylvinho e a dificuldade em Itaquera
Não é novidade para ninguém que o técnico está bastante aquém do desejado, principalmente depois dos reforços que chegaram nos últimos meses. O que mais frustra a maior parte da torcida é a dificuldade que o Corinthians vem tendo em casa.
De acordo com o Sofascore, Sylvinho tem 10 jogos na Neo Química Arena. Dessas partidas, perdeu 4, empatou 4 e venceu apenas 2, ou seja, conquistou apenas 10 pontos dos 30 disputados. Além disso, a equipe marcou 11 gols e tomou 13. Até o saldo de gols está negativo.
É a 3ª pior campanha de um mandante no Brasileirão 2021, com 33,3% de aproveitamento. O clube nunca teve um desempenho tão ruim assim em casa, desde a inauguração da Neo Química Arena.
Por fim, como a ambição do clube é disputar títulos grandes a partir do ano que vem, é essencial reverter esse cenário nos próximos meses. Se classificar para a Libertadores é o primeiro passo e, assim, vencer o Derby do próximo final de semana é essencial.