Com muito mistério, o Corinthians divulgou a campanha do lançamento do novo manto da temporada 2022/23. De antemão, terceiro uniforme faz alusão ao ”ano dourado” de 2012, quando o Timão conquistou a Libertadores e o Mundial, no Japão.
Entenda o que está escrito no terceiro manto
A princípio, nas últimas semanas viralizou a foto do possível manto, porém, o Corinthians e a Nike não confirmaram a veracidade das imagens. Assim, a provável camisa vazada é da cor creme e conta com caracteres do alfabeto japonês. Logo, muitos torcedores questionaram: o que, de fato, está escrito na camisa?
O portal GE, conversou com um especialista na técnica milenar de caligrafia japonesa, para entender o que está escrito no novo manto.
”Shodô é a arte da caligrafia com pincel, em que ‘sho’ significa escrita e ‘dô’, o caminho. Então, seria o caminho da escrita. No Japão, todos os estudantes têm contato com essa arte milenar de origem chinesa. Mas só os estudiosos se aprofundam no assunto para ter mais conhecimento. Ter a escrita com pincel na camiseta mostra o quanto o time valoriza os jogadores e torcedores” – disse Elcio Y. Yokoyama.
Em virtude das imagens divulgadas, o novo manto parece trazer um texto grande, sobretudo, ele repete uma única frase e do cotidiano da fiel: Aqui é Corinthians.
Veja a tradução abaixo divulgada pelo portal.
これが = este, isto ou aqui (leitura: korega)
です = é (leitura: desu)
コリンチャンス = Corinthians
Cada ”bolinha” entre a frase completa (これが コリンチャンス です) é um ponto final. Isso destaca que o ”Aqui é Corinthians” é repetivo várias vezes na camisa.
Ainda em entrevista ao Ge, o especialista, Elcio explica que a tradução para palavras não japonesas, como Corinthians, escrita em Shadô é feito por fonemas, por exemplo:
コ (co)
リ (ri)
ン (n)
チ (thi/ti)
ヤ (ya)
ン (n)
ス (s/su)
Campanha
Por fim, o Corinthians iniciou a campanha de lançamento informando que a carga, com os uniformes novos, foi “despachada com destino a Londres”. No mapa divulgado, o contêiner que carrega o uniforme parte de Yokohama e tem uma parada também no Egito, fazendo referência aos adversários do Timão no Mundial: Al-Ahly, do Egito, e Chelsea, da Inglaterra.
Vale lembrar que, a peça deve fazer a sua estreia oficial na partida contra o Athlético-PR, no dia 8, pelo Campeonato Brasileiro.
Veja mais sobre o Timão:
+ Fausto Vera fala sobre semana produtiva do Corinthians
+ Corinthians terá dupla de zaga inédita contra o Atlético-GO