Aviso de Cookies

Torcedores do Boca Juniors presos por injúria racial no jogo contra o Corinthians são soltos

Gabrielle Senna

Torcedores do Boca Juniors presos por injúria racial no jogo contra o Corinthians são soltos
Torcedor do Boca é preso por imitar macaco no jogo contra o Corinthians — Foto: Henrique Toth

Em uma noite de Libertadores, o Corinthians e Boca Juniors, se enfrentaram na Neo Química Arena onde aconteceram episódios de injúria racial. A princípio, torcedores do clube argentino faziam gestos racistas e nazistas, de acordo com imagens divulgadas nas redes sociais pelos corinthianos.

A partida válida pelas oitavas de final terminou empatado por 0 a 0 e com pênalti perdido de Róger Guedes, da equipe do Parque São Jorge.

Em síntese, dois dos três torcedores do Boca Juniors que foram presos na noite da última terça-feira, durante o jogo. Contudo, foram soltos após o pagamento da fiança de R$ 20 mil cada um, bem no início da noite desta quarta-feira.

Sobretudo, um deles foi acusado de injúria racial (aparece imitando macacos em imagens) e o outro de racismo (é o homem que faz uma saudação nazista). Os dois responderão em liberdade.

Em seguida, o terceiro torcedor, que também cometeu injúria racial, permanece detido no DOPE (Departamento de Operações Policiais Estratégicas), já que não houve pagamento da quantia, e foi encaminhado para a prisão. Ele reside no Brasil.

Em relação à saudação nazista, em um primeiro momento, o torcedor foi enquadrado em apologia ao crime, que é inafiançável. De antemão, o homem chegou a alegar que “mandava beijos” aos corintianos. Depois, porém, ele foi enquadrado no crime de racismo, também podendo pagar o valor de R$ 20 mil para ser liberado.

Em síntese, no total, seis torcedores foram detidos na noite da última terça-feira, mas somente três acabaram presos por conta de imagens que comprovam as alegações dos torcedores do Corinthians. Os outros torcedores argentinos, portanto, acabaram liberados.

Após o ocorrido, o Corinthians soltou uma nota repudiando os atos.

Confira abaixo a nota completa:

O Corinthians repudia veementemente os atos racistas que envolveram torcedores argentinos na Neo Química Arena nesta terça-feira (28), durante o jogo contra o Boca Juniors pelas oitavas da CONMEBOL Libertadores. Todos foram prontamente conduzidos ao Jecrim do estádio.

Estes comportamentos não serão tolerados.

Dois dos torcedores foram enquadrados por injúria racial. A eles foram aplicadas fianças para liberação.

Fiel à sua história de luta, o Corinthians procederá novamente às queixas cabíveis – o que faremos sempre, até que não seja mais necessário.

Veja mais notícias do Timão
Corinthians anuncia Yuri Alberto!

Próximo jogo

Histórico

Em suma, esta é a terceira vez nesta edição da Libertadores que isso acontece em um jogo das duas equipes. Na fase de grupos, também na Neo Química Arena, durante a vitória brasileira por 2 a 0, um torcedor argentino imitou um macaco a dois torcedores corintianos.

Deixe um comentário