A praça Vicente Matheus cumpre um papel importante na história do Corinthians. Localizada na Mooca, Zona Leste de São Paulo, ela possui uma área de 4 mil metros quadrados. Bem como, fica entre o Viaduto Bresser e a Avenida Alcântara Machado.
Revitalização
Pensando em criar um espaço mais acessível para o torcedor corinthiano, conselheiros tiveram a ideia de continuar a revitalização da praça Vicente Matheus. Bem como, a iniciativa conta com o apoio de Rodrigo e Antônio Goulart. Hoje Rodrigo é vereador de São Paulo, e Antônio iniciará este ano sua candidatura a Deputado Federal de São Paulo.
Antônio Goulart é conselheiro vitalício do clube. Quando vereador, foi autor da lei da importunação sexual e pioneiro na transformação de parques públicos. Além disso, por sua paixão pelo Corinthians, estendeu o funcionamento do Metrô em dias de jogos e criou o dia do Torcedor Corinthiano e da Independência Corinthiana.
Quem foi Vicente Matheus?
Antes de mais nada, a praça dispõe um busto de Vicente Matheus, um espanhol que ficou famoso por suas gafes e seu amor pelo Sport Club Corinthians Paulista, time do qual foi presidente por mais de quinze anos.
A princípio, o espanhol comandou o clube por oito mandatos, de 1959 a 1961, 1972 a 1981, e de 1987 a 1991, sendo autor de frases curiosas como ‘Quem está na chuva é para se queimar’ ‘O difícil, vocês sabem, não é fácil’. Uma vez, quando foi perguntado se queria negociar o jogador Sócrates respondeu.
“O Sócrates é invendável, introcável e imprestável” (no caso, querendo dizer que não emprestaria o jogador).
Durante seus mandatos, o Corinthians teve sua primeira vitória, no Campeonato Paulista de 1977, contra o Ponte Preta, após 23 anos sem título. Além disso, também venceu o Campeonato Brasileiro de Futebol de 1990, que fez com que o time tivesse seu nome dado à Estação de Metrô Itaquera, na Zona Leste da Capital.
Veja mais sobre o Timão:
+ Corinthians: Mais detalhes do novo manto
+ Próximo jogo