Na última quinta-feira (25), o ex-presidente do Corinthians, Duilio Monteiro Alves, esteve presente no Brazilian Igaming Summit BIS, encontro de empresas e profissionais de apostas esportivas.
Durante o evento, Duilio foi questionado sobre seu mandato no Timão que teve fim em dezembro de 2023 e também sobre a atual gestão do clube e o momento do Corinthians dentro de campo.
O REBAIXAMENTO PODE ACONTECER?
Foto: Marcos Ribolli
O ex-presidente foi perguntado se há chances do Corinthians ser rebaixado para a 2ª divisão no campeonato nacional e Duilio respondeu com um tom de medo.
“Nesse início não, o que me preocupa é como o clube vem sendo administrado e como as coisas vem sendo feitas. Aí sim, se não parar com essas brigas internas entre eles mesmos, os diretores, o presidente, se não parar, isso sim pode acontecer (rebaixamento). No futebol, o ambiente é difícil você ter resultado, mesmo fazendo tudo certo, a gente sempre teve, por exemplo, o CT blindado, as viagens, sempre os atletas em uma situação blindada para eles fazerem o trabalho deles tranquilos. E o que temos visto ultimamente não é isso, acredito que isso sim, pode chegar no final do ano com risco. Mas dá tempo de consertar, de ajustar, o Corinthians é muito grande e agora só precisa focar no que precisa ser feito”.
Durante as perguntas, Duilio também comentou sobre os direitos de imagem no balanço financeiro de 2023, ademais, sobre alguma outra função dentro do Parque São Jorge qual ele possa exercer.
“Não, hoje, assim, independente, de estar na última gestão como presidente nos últimos três anos, eu sou corinthiano, nasci corinthiano, tudo que diz a respeito ao Corinthians nós da alegria ou tristeza. Então, não tem muita coisa que respinga (em mim), muitas vezes por falta de informação que é gerada. Por exemplo os números de balanço. Ontem, eu vi por aí um monte de jornalista divulgando o aumento das dívidas de direito de imagem. Quem for divulgar isso precisa entender bem o que consta nestes números e o que tem nesses números”.
“Por exemplo, ali não são dívidas de direitos de imagem vencidos nesse valor, todos os jogadores que renovaram o contrato no passado ou foram contratado a exemplo do Matías Rojas, o Gil que renovou por mais um ano, esses direitos de imagem ficam para você pagar durante esse período. Então não é devido ainda, não está vencido e não aumentaram. Você vê nessa planilha também que colocam Róger Guedes com mais de R$ 8 milhões de reais, o Guedes foi pago 100%, o que está lá é a parte dos direitos federativos que o Corinthians vendeu, quando receber, que vão pagar em quatro anos, tem que repassar porque é parte dele que são 60% desse valor, que da os R$ 8 milhões que estão na planilha, uma parte ele já recebeu do primeiro pagamento”.
CRÍRTICAS A ATUAL GESTÃO
Para finalizar, Duilio comentou sobre o que está vendo da nova gestão do clube, e não poupou as palavras para a diretoria do Timão.
“Existe um novo diretor financeiro que achou que ele deve colocar um novo gráfico na planilha para justificar o que falaram esse tempo todo. É triste, sabemos o que foi feito, os números estão aí, o tempo vai fizer, não adianta a gente vir aqui respondendo todo dia o que vem do outro lado. A diretoria tem que se preocupar em cuidar do Corinthians, tem muito o que ser feito, parar de tentar arrumar desculpas em algumas coisas ou fazer algumas promessas. Tem que trabalhar, não tem outro caminho, tem que trabalhar, focar, como se colocou o problema do Cássio. Futebol vem tendo problema com briga de diretores. Não adianta ficar jogando números ou falando de gestões passadas, a gente precisa andar, o Corinthians é um gigante e quem está lá precisa trabalhar em prol do clube“.