Jogadores reunidos no grande círculo do campo, suas mãos levantadas com os punhos fechados só nos faz lembrar de um único nome: Sócrates.
Neste domingo, completa-se onze anos que o um dos maiores ídolos do futebol faleceu. O Dr. Sócrates, como era chamado, foi um essencial dentro e fora de campo. Sua luta por um Brasil melhor e mais igualitário ainda inspira tantas outras lutas nos dias de hoje.
Pelo Corinthians, Sócrates foi um verdadeiro craque da década de 80. O jogador foi um dos atletas mais importantes da história do clube do Parque São Jorge. Até mesmo sua profecia que se concretizou
“Eu quero morrer num domingo, num dia em que o Corinthians ganhe um título“, disse o Doutor certa vez.
Naquele ano, em um domingo de 04 dezembro, um empate sem gols contra o Palmeiras, o time alvinegro confirmou a conquista do título brasileiro em 2011.
Passagem pelo Timão
Sócrates chegou ao Timão e foi peça essencial para a conquista de importantes competições. Com a camisa alvinegra, o atleta estreou no time em uma partida contra o Santos, pelo Paulistão, que terminou em empate de 1 a 1. No entanto, o seu primeiro gol pelo clube foi marcado em sua segunda partida oficial, contra o Ferroviária-SP, no Pacaembu. Aos 36 minutos do primeiro tempo, o jovem Sócrates balançou as redes e abriu o placar do que viria a ser a vitória de 2 a 0.
Com seus belos passes e defesas, seu calcanhar brilhou ainda mais. Assim, ele se tornou um dos maiores jogadores da história do clube: foram 172 gols com a camisa corintiana durante seus 298 jogos disputados.
O craque se destacou no clube paulista pelo engajamento político durante as “Diretas Já”, em 1980. Junto com Wladimir, Casagrande e Zenon, foi um dos idealizadores do movimento “Democracia Corintiana”. Com o slogan “Ganhar ou perder, mas sempre com democracia”, o movimento revolucionou a história do futebol e mudou a forma com que os clubes eram gerenciados.
Títulos conquistados no Corinthians
Durante a sua carreira, Sócrates jogou pelo Corinthians durante 7 anos, entre 1978 e 1984. Nesse período, conquistou com o clube importantes títulos, como:
- 3 Campeonatos Paulistas (1979, 1982 e 1983);
- Troféu Feira de Hidalgo (1981);
- Taça Cidade de Porto Alegre (1983);
Em 1984, o Dr. Sócrates vestiu pela última vez o manto do Corinthians. Em um amistoso contra o Santos da Jamaica, o jogador marcou o último gol, e o único da partida, pelo time, que perdeu por 2 a 1.