Nesta terça-feira, dia 14 de fevereiro, haverá um conselho técnico referente ao Brasileirão 2023. E já há um tema que a maioria dos clubes quer colocar em pauta: modificação no rebaixamento.
Os 20 clubes da série A estarão presentes nessa reunião, e a maioria deles concordo com a mudança a ser proposta.
Como funcionou o Brasileirão até aqui
Desde que o campeonato passou a ser disputado no formato de pontos corridos, lá em 2003, sempre foram rebaixados quatro times ao final de cada temporada.
A princípio a intenção era fazer com que o torneio chegasse a vinte clubes, portanto nos primeiros anos caíam quatro equipes, e subiam apenas duas.
No entanto não houve nenhuma alteração quando o campeonato chegou a vinte times, como era desejado. A única alteração foi de que, ao invés de subirem dois, subiam quatro. E assim permaneceu desde então.
Só que agora a maior parte das equipes deseja mudar a quantidade de rebaixados e de equipes que sobem.
Redução do número de rebaixados
De acordo com informação inicialmente publicada pelo UOL, o desejo da maioria dos clubes da série A é de que sejam rebaixados apenas três times ao final de cada temporada.
Dentre os maiores campeonatos nacionais, como por exemplo o Espanhol, o Inglês e o Italiano, apenas três equipes são rebaixadas.
Os times da série B teriam concordado com a modificação, desde que a mesma mudança fosse repassada às series C e D.
O GE também apurou que as organizações que pretendem fazer uma Liga, como forma de substituir o Brasileirão, também aceitaram essas propostas de modificação.
Playoff descartado
Em alguns países, um dos times que será rebaixado enfrenta um dos times que está para subir de divisão. A ideia chegou a ser discutida, mas foi prontamente descartada.
A justificativa é triste, entretanto previsível: a possibilidade quase certa de o resultado acarretar reações violentas. Principalmente por parte dos torcedores.