Aviso de Cookies

De volta, Paulinho fala sobre processo de recuperação e se emociona ao dizer que quase desistiu

Gabrielle Senna

Updated on:

De volta, Paulinho fala sobre processo de recuperação e se emociona ao dizer que quase desistiu

O Corinthians divulgou na nota de treino deste sábado (28), o retorno do volante Paulinho. O jogador volta a ficar à disposição do técnico Fernando Lázaro.

O Timão visita o São Paulo, neste domingo (29), no Morumbi, e o jogador deve estar entre os relacionados para o jogo.

Paulinho: O Retorno

De volta, Paulinho fala sobre processo de recuperação e se emociona ao dizer que quase desistiu
Paulinho | Foto: Reprodução Corinthians TV

 

O Corinthians divulgou um vídeo de 10 minutos detalhando o processo de recuperação do volante Paulinho, com depoimento dos médicos e do jogador.

No primeiro take, publicado pela Corinthians TV, Paulinho fala sobre o sentimento de estar de volta aos gramados, após a lesão ligamentar. O jogador está afastado desde o dia 1º de maio de 2022.

A felicidade é gigantesca, a alegria, todo o processo que houve nesses oito meses é um processo no começo é complicado, tanto que eu tenho a lesão eu já penso em parar de jogar futebol. É um momento que gera uma dúvida, vou fazer 34 anos, vou ter oito meses de recuperação e não vou saber a forma que vou voltar, como vai ser a recuperação, se vou voltar eu mesmo. Penso que o meu retorno pro clube não vai ser bom, o clube me trouxe, apostou em mim, confiou e obviamente que coisas do trabalho acontecem, eu estava trabalhando, mas tudo isso gerou dúvidas no meu retorno”.

Nas primeiras duas semanas, eu fiquei pensativo, conversei um pouco com o Mazziotti, mas ele ainda não estava no clube. Vou parar, não sei se vou voltar bem, o Paulinho de antes. Depois vai acalmando, com a família, esposa, o que aconteceu aconteceu e você tem que ser forte pra recuperar. Esse início é complicado”.

No segundo take do vídeo, o consultou e fisioterapeuta, Bruno Mazziotti, explicou o seu papel no processo da lesão do jogador.

Meu papel nisso era ser encorajador, fazer com que ele engajasse na recuperação, mesmo sabendo que é uma recuperação desafiadora, de longo prazo. Onde iria exigir bastante dele, a dedicação, o compromisso a constância e que isso pudesse traduzir em resultado e excelência.

O volante Paulinho voltou a comentar os primeiros meses pós-cirurgia e ressaltou a dificuldade da recuperação.

Você faz a cirurgia, o primeiro mês pós cirurgia é complicado, por que é um momento que você fica só dentro da fisioterapia, na maca. Todos os exercícios é deitado na maca. É um começo ruim, que fica com muita coisa ruim na cabeça. No sentido de que não vai dar certo a recuperação”.

Em seguida, a médica Ana Carolina Corte, lembrou do momento exato da lesão do jogador e detalhou todo processo até a cirurgia.

”A gente começou atuando no diagnóstico, já em campo, aquela lesão, o Dr. Joaquim Grava estava junto, avaliou, e para confirmar o diagnóstico, fizemos exame de imagens ressonância já no dia seguinte. Veio o resultado da lesão no ligamento cruzado anterior. Começamos a fazer a programação da cirurgia dele, o que acontece é que naquela época, precisávamos fazer um teste de Covid como protocolo hospitalar”.

”Quando ele fez, o resultado deu positivo e afastou um pouco e tivemos a demora para realizar todo esse processo cirúrgico. Cerca de 18 dias depois da lesão e o Dr. Joaquim Grava operou e sucesso. Deu tudo certo, e começamos o protocolo inicial, redução do edema, para poder de fato começar a fisioterapia”.

O jogador ainda falou sobre a importância da sua família no seu processo de recuperação, e enfatizou a ajuda da sua esposa.

‘O dia a dia, e a importância da minha família, principalmente a minha esposa, tenho 4 filhos e eu enxergando eles e pensei ‘não vou parar né‘. Me emociona um pouco por que, foram eles que me deram força pra eu retornar. E eu olhando pros meus quatro filhos e disse ‘não posso desistir, pois vou estar ensinando eles a fazer isso”. No primeiro problema, eles vão desistir e eles não podem ser assim. Então minha esposa foi me moldando ”cara você tem que ir, você é espelho, espelho dentro do clube, se é um exemplo, sempre profissional, trabalhou, você não pode desistir”. 

”Então isso fez com que os pensamentos negativos fossem sumindo, da minha esposa e dos meus quatro filhos. Quando você chega no CT, pula essa etapa de fisioterapia, vai pra academia, sua cabeça muda”.

O volante finaliza o vídeo agradecendo aos torcedores, aos médicos do clube e também aos seus companheiros.

”Primeiro agradecer à Deus, por me dar saúde, me dar u trabalho, agradecer aos torcedores Corinthianos que ao longo desses oito meses sempre mandaram mensagens de apoio, acompanhando alguns treinos meus”, finalizou o volante. 

Assista o vídeo na íntegra

Deixe um comentário